Apresentadora diz que TV Cultura censurou música com crítica a Doria e Alckmin

Apresentadora diz que TV Cultura censurou música com crítica a Doria e Alckmin
Roberta Martinelli revelou que trecho de música da banda Aláfia foi cortado na edição

*Atualizado às 21h10

Apresentadora do “Cultura Livre”, da TV Cultura, Roberta Martinelli revelou no Facebook que um trecho de uma música da banda Aláfia foi censurado no programa por fazer críticas a João Dória, prefeito de São Paulo, e a Geraldo Alckmin, governador paulista. Ambos são filiados ao PSDB.

Na atração, o grupo interpretou a música “Liga nas de Cem”, mas acabou “tesourado” na edição. “Liga nas de cem que trinca. Nas pedra que brilha. Na noite que finca as garra SP é fio de navalha. O pior do ruim Doria, Alckmin. Não encosta em mim playboy eu sei que tu quer o meu fim”, diz o trecho retirado.

“A música ‘Liga nas de cem’ foi editada (sem meu conhecimento) na parte que criticava o prefeito e o governador de São Paulo. Eu criei o programa em 2009 e sempre lutei pela liberdade na curadoria e para os artistas. Assim, o programa virou um importante canal da música brasileira que acontece agora”, escreveu a apresentadora.

Nas redes sociais, a Aláfia emitiu uma nota criticando o ocorrido. “Sabemos que essa atitude não é natural do programa Cultura Livre, e imaginamos que também estejam indignados com essa decisão da TV Cultura em vetar nossa fala. Nos posicionamos por nos sentirmos afetados e para que coletivamente não nos calemos diante dos abusos contra nossa liberdade de expressão”, diz comunicado.

Veja a publicação de Roberta Martinelli:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Outro Lado

A TV Cultura entrou em contato com o RD1 e informou que pertence a todos os cidadãos e não se utiliza de sua programação para fins partidários. A seguir, a íntegra do texto.

“A TV Cultura é uma emissora pública pertencente a todos os cidadãos. Assim, carregamos em nosso estatuto o dever de não utilizarmos nossa programação de arte e cultura para fins partidários, limitando esse debate ao núcleo de jornalismo. Seguimos essa lógica na busca constante pelo equilíbrio entre as diferentes narrativas e, acima de tudo, com independência editorial. Mais do que isso, temos a constante preocupação de não difundir ideias ou fatos que incentivem a polarização, independentemente do indivíduo a quem esse discurso se destina.

Para atender aos princípios citados acima, a TV Cultura levou ao ar na madrugada do dia 11 de abril o programa Cultura Livre com a banda Aláfia e realizou uma edição na música Liga nas de Cem. A emissora valoriza a liberdade de expressão e lamenta a polêmica gerada em torno desta ação.

Reiteramos que o Cultura Livre é, desde 2011, um programa cultural e musical que se propõe a revelar novas bandas da cena independente brasileira. Seguiremos firmes neste propósito sempre com o intuito de oferecer ao público entretenimento de qualidade e aos artistas um espaço aberto para divulgar sua arte”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]