Assim como Ciro, relembre outros vilões que se redimiram nas novelas

Divulgação / TV Globo
Arrependido, Ciro vai virar motorista de Uber em “A Lei do Amor”

Ex-amante e cúmplice de Magnólia (Vera Holtz), Ciro (Thiago Lacerda) terá sua vida transformada nos próximos capítulos de “A Lei do Amor”. O vilão, que ajudou a madrasta de Pedro (Reynaldo Gianecchini) a planejar o atentado que vitimou Suzana (Regina Duarte) e deixou Fausto (Tarcísio Meira) em coma, começará a se regenerar completamente.

Ciro voltará a morar com a mãe, Silvia (Regina Braga), e se mostrará disposto a conviver com Caio, filho de Vitória (Camila Morgado) que o ex-presidiário acredita ser dele. Regenerado e sem dinheiro, ele vai começar a trabalhar como motorista de Uber. Seus primeiros clientes serão Salete (Cláudia Raia) e Augusto (Ricardo Tozzi), que ficarão surpreendidos com o novo emprego do rapaz.

A guinada na personalidade de Ciro coloca o personagem no rol dos vilões que deram a volta por cima e se arrependeram de seus crimes.

Confira a nossa lista:

Divulgação
Quem imaginaria que um vilão capaz de destruir a vida de um bebê seria amado pelo público?

Félix em “Amor à Vida” (Globo, 2013)

Félix (Mateus Solano) foi capaz de jogar a filha recém-nascida da irmã Paloma (Paolla Oliveira) em uma caçamba de lixo por ambição. Rejeitado por César (Antônio Fagundes), o vilão mantinha um relacionamento de fachada com Edith (Bárbara Paz) para camuflar sua homossexualidade e agradar o pai. Apesar de todo esforço, César não enxergava no filho o seu sucessor no hospital da família, o que levou Félix a tentar de todas as formas roubar dinheiro da empresa e atrapalhar a vida de Paloma.  A grande virada da trama acontece quando todos ficam sabendo que Félix jogou Paulinha (Klara Castanho) no lixo. Expulso de casa, o vilão conheceu uma nova realidade e aos poucos tentou se reaproximar da família. O vilão ajudou Paloma a descobrir que Bruno (Malvino Salvador) não mantinha um caso com Aline (Vanessa Giácomo), como a vilã havia acusado, e começou a ser visto de outra forma pela irmã. Com o desenrolar da história, o filho de Pilar (Susana Vieira) conseguiu o perdão da família e terminou a trama cuidando do pai que sempre o rejeitou.

Divulgação
Antes de se redimir, Alberto aprontou as maiores vilanias contra Cassiano e Ester

Alberto em “Flor do Caribe” (Globo, 2013)

Com uma aparência simpática, Alberto (Igor Rickli) surgiu nos primeiros capítulos da trama como um bon-vivant, mas foi só o amigo de infância Cassiano (Henri Castelli) se apaixonar por Ester (Grazi Massafera) que o personagem começou a mostrar o seu verdadeiro caráter. Frio e inescrupuloso, o rapaz cometeu as maiores vilanias para separar o casal e reconquistar Ester, com quem teve uma filha. Os planos de vinganças de Alberto viraram uma obsessão e o mau-caráter acabou sendo internado em uma clínica psiquiátrica. A reviravolta do vilão aconteceu apenas no final, quando Alberto tentou o suicídio ao se jogar no mar, mas foi salvo justamente por Cassiano e Ester. Em um agradecimento ao casal, a cena de despedida da trama deixou claro uma redenção do personagem.

Divulgação
Com ensinamentos de amor e felicidade, Pérola mudou a vida do avô

Ernest em “Joia Rara” (2013)

Após tentar separar o filho Franz (Bruno Gagliasso) da pobre Amélia (Bianca Bin) e lutar pela guarda de Pérola (Mel Maia), Ernest (José de Abreu) viu seu passado vir à tona quando Silvia (Nathalia Dill) retornou à mansão dos Hauser para vingar a morte do pai, que foi acusado injustamente por matar Catarina (Mariana Mac Niven), a mulher do empresário. A vilã se uniu a Manfred (Carmo Dalla Vecchia), filho desprezado pelo magnata, em sua busca de vingança. Após ser desmascarado pelo mau-caráter, Ernest foi abandonado pelos filhos e acabou morando no cortiço. A regeneração do personagem veio dos ensinamentos de Pérola, que mostrou ao avô que a felicidade não está no dinheiro, e Ernest aos poucos começou a recuperar o respeito da família. Na reta final, o ex-ricaço foi baleado ao tentar salvar a vida de Manfred em uma perseguição policial e acabou morrendo no hospital. Antes disso, ele recebeu uma ajuda espiritual de Pérola e conseguiu descansar em paz

Divulgação / TV Globo
Carminha terminou no lixão, mas foi perdoada por Nina

Carmen Lúcia em “Avenida Brasil” (Globo, 2012)

Carminha (Adriana Esteves) não media esforços para conseguir o que queria. Após roubar todo o dinheiro de Genésio (Tony Ramos) e abandonar a enteada Rita (Mel Maia) em um lixão, a megera deu um novo golpe ao se casar com o jogador de futebol Tufão (Murilo Benício). O que ela não esperava é que Rita, agora como Nina (Débora Falabella), retornaria 20 anos depois em busca de vingança. Após uma série de artimanhas, a filha de Genésio desmascarou Carminha, que acabou sendo abandonada pela família de Tufão, e retornou ao lixão. A redenção da personagem aconteceu apenas no último capítulo da história. Em uma das últimas cenas da trama, Carminha e Nina trocaram pedidos de perdão e se abraçaram.

Divulgação / TV Globo
Verônica recebeu ajuda de quem mais tentou prejudicar

Verônica em “Cama de Gato” (Globo, 2009)

Verônica (Paolla Oliveira) passou a odiar o marido Gustavo (Marcos Palmeira) à medida em que o personagem enriqueceu e comprou os bens de seu pai, Severo (Paulo Goulart). Ao lado do amante Roberto (Dudu Azevedo), a vilã armou as maiores ciladas para destruir o marido e reaver o patrimônio de sua família. Em um momento distinto da trama, Verônica foi presa por sequestrar Glória (Raquel Fuina) a fim de arrancar dinheiro de Gustavo. Na cadeia, a bandida descobriu que estava grávida de Roberto e se mostrou arrependida de todo mal que causou. Apesar de ter atrapalhado o romance do ex-marido com Rose (Camila Pitanga), Verônica recebeu ajuda do casal para cuidar do bebê até ser solta.

Divulgação / TV Globo
Mimada, Beatriz conheceu outra realidade e se regenerou

Beatriz em “Sete Pecados” (Globo, 2007)

Outra vilã que também se redimiu após conhecer outra realidade foi Beatriz (Priscila Fantin). A jovem rica e mimada conseguiu separar Dante (Reynaldo Gianecchini) de Clarice (Giovanna Antonelli) por meio de uma armação e conquistou o coração do rapaz. O caráter da vilã mudou completamente quando ela deixou de receber a pensão do pai, o ingênuo Flávio (Paulo Betti), e passou a viver uma vida simples. A personagem chegou a ser presa, mas ao sair da cadeia se mostrou arrependida de tudo o que cometeu.

Divulgação / TV Globo
Ferraço fez jus ao título da novela e lutou para ter de volta o amor de sua família

Marconi Ferraço em “Duas Caras” (Globo, 2007)

O personagem de Dalton Vigh surgiu nos primeiros capítulos da trama como Adalberto Rangel, um homem inescrupuloso que cruza o caminho de Maria Paula (Marjorie Estiano), uma jovem milionária que acabou de perder os pais, com o objetivo de roubar toda a sua fortuna. Após se casar com a moça, Adalberto conseguiu dar o golpe e ‘sumir’ no mundo. Ricaço, ele mudou de identidade e passou a ser Marconi Ferraço, um notório empresário da construção civil. Tempo depois, o personagem descobriu ter engravidado Maria Paula no passado, e ao conhecer o filho Renato (Gabriel Sequeira), começou a ter sentimentos inesperados e se aproximar novamente da mocinha. Em uma fase distinta, o milionário começou a se regenerar e fez uma viagem com o filho para Pernambuco em busca de suas origens. Na reta final, ele também conseguiu o perdão de Maria Paula, e os dois não resistiram à paixão.

Divulgação / TV Globo
Antenor viu em Lúcia a oportunidade de realizar o seu sonho

Antenor Cavalcanti em “Paraíso Tropical” (Globo, 2006)

O sentimento do amor também foi responsável pela regeneração de Antenor Cavalcante (Tony Ramos). Ambicioso, mau-caráter e machista, o empresário era casado com Ana Luísa (Renée de Vielmond), mas não se importava em manter relações com outras mulheres. No desenrolar da trama, Antenor se separou da esposa e se apaixonou por Lúcia (Glória Pires), com quem planejava realizar o sonho de ter o seu primeiro herdeiro. A personagem, a princípio, ficou desconfiada das intenções do milionário, mas acabou cedendo às investidas românticas e aceitou se casar com ele. O novo sentimento marcou uma nova fase na vida do personagem, que passou a ganhar a simpatia do público.

Divulgação / SBT
Infelicidade de Graziela culminou em sua morte e mudou a vida de Fátima

Fátima em “Esmeralda” (SBT, 2004)

Perversa e manipuladora, Fátima (Tânia Bondezan) não media esforços para atingir a posição social que almejava. A ambição da personagem era afastar a filha Graziela (Karina Barum) do peão Adrian (Daniel Andrade), o seu verdadeiro amor, para se casar com o jovem rico José Armando (Cláudio Lins). Ao descobrir que Adrian estava se relacionando com Patrícia (Fabiana Alvarez), Graziela entrou em depressão profunda e acabou morrendo. Arrependida por todo o mal que fez na vida da filha e de Esmeralda (Bianca Castanho), Fátima finalmente se mostrou arrependida.

Reprodução / SBT
Traída pelo passado, Teresa tentou separar Paulo de Clara

Teresa em “Canavial de Paixões” (SBT, 2003)

Teresa (Débora Duarte) nunca aceitou que seu filho Paulo (Gustavo Haddad) se aproximasse de Clara (Bianca Castanho), por acreditar que a mãe da moça, Débora (Cláudia Ohana), teve um caso com o seu marido Amador Giácomo (Victor Fasano) no passado. As artimanhas da vilã não foram suficientes para separar o casal, e ela acabou se convencendo que errou em julgar a mãe de Clara. Arrependida de ter manipulado o filho e atrapalhado seu relacionamento, Teresa superou o orgulho e pediu desculpas para a nora. Com os ponteiros finalmente acertados, a vilã regenerada passou a viver sem rancor.

Divulgação / TV Globo
Diagnóstico fez Renato mudar da água para o vinho em “Roda de Fogo”

Renato Villar em “Roda de Fogo” (Globo, 1986)

Renato Villar (Tarcísio Meira) era um homem ambicioso e sem escrúpulos, que fazia qualquer coisa para manter o poder. Corrupto, o empresário chegou a participar do assassinato do amigo Celso Rezende (Paulo José) para manter a sua reputação, mas viu sua vida mudar completamente quando descobriu um tumor no cérebro. Com poucos meses de vida, Renato abandonou a esposa Carolina (Renata Sorrah) para viver um amor ao lado Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) e reencontrar o filho Pedro (Felipe Camargo), fruto de uma relação do empresário com Maura Garcez (Eva Wilma), uma ex-guerrilheira da ditadura militar. Apesar de conquistar a simpatia do público, o diagnóstico se confirmou e Renato morreu no último capítulo nos braços de Lúcia.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Daniel RibeiroDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].