22:38 :: 28/04/2017

Biografia

  1. Nascimento: 19 de maio de 1957
  2. Idade: 59 anos
  3. Profissão: Apresentador
  4. Signo: Touro
  5. País: Brasil
  6. Cidade: Ribeirão Preto

José Luiz Datena é um dos jornalistas mais consagrados da TV brasileira, tendo passado por quase todas as principais redes. Ele enfrentou alguns problemas de saúde ao longo da vida por causa da ingestão excessiva de álcool durante a juventude. Retirou metade do pâncreas e extraiu o baço. Além disso, convive ainda com diabetes, o que o tornou dependente de injeções de insulina.

Começou a carreira sendo repórter do programa radiofônico “Plantão Esportivo” em Ribeirão Preto, no qual também exercia a função de locutor. Pouco tempo depois, migrou para a TV Ribeirão (atual EPTV Ribeirão Preto). Na emissora afiliada da Rede Globo, fez uma reportagem sobre um lixão da cidade que lhe rendeu o primeiro de dois prêmios Vladimir Herzog.

Em 1989, foi demitido pela Globo após subir ao palanque do então candidato Lula nas eleições presidenciais daquele ano. Migrou para a TV Bandeirantes a convite do narrador Luciano do Valle, onde continuou com o trabalho no jornalismo esportivo. Ele, inclusive, foi quem criou o acrônimo “Band”, usado até hoje pelo canal.

Mudou para a Rede Record em 1996, onde também integrou a equipe de esportes. Entretanto, a grande virada na carreira veio quando ele foi convidado a comandar o telejornal policial “Cidade Alerta”. Depois disso, seguiu comandando um formato semelhante durante uma breve passagem na RedeTV! (Repórter Cidadão, 2002).

A partir de 2003, voltou para a Band e assumiu o comando do “Brasil Urgente” (até então comandado por Roberto Cabrini), telejornal que segue sob sua apresentação até hoje. Ainda na emissora, comandou os programas “No Coração do Brasil” (2006/2009), “São Paulo Acontece” (2009-2011) e “Quem Fica Em Pé?” (2002). Em 16 de junho de 2011, Datena assinou um contrato de cinco anos com a Rede Record, mas o rescindiu poucas semanas depois após insatisfações com a direção do canal, retornando para o canal da família Saad.

WordPress Lightbox