Em 2016, Globo registra queda no faturamento; emissora otimiza custos com nova política de contratos

O dispensado Luiz Fernando Carvalho: nova política de contrato influiu positivamente nos gastos.
O dispensado Luiz Fernando Carvalho: nova política de contrato influiu positivamente nos gastos

* Atualizado em 18/04, às 15h45

Pode parecer improvável, mas a todo-poderosa Globo também foi atingida pela crise econômica que assola o país. Segundo o site “Meio e Mensagem”, a emissora faturou, em 2016, R$ 10,24 bilhões com publicidade e serviços; parece muito, mas é 8,2% a menos que em 2015.

O lucro líquido da empresa ficou em torno de R$ 1,954 bilhão; conforme dados do balanço oficial do canal também referentes a 2016, R$ 1,1 bilhão a menos que no ano anterior. Mesmo somando resultados dos canais Globosat e do portal de internet, o grupo registra queda de 4,4%: R$ 15,332 bilhões (2016) x R$ 16,04 bilhões em (2015).

Em contrapartida, a Globo reduziu custos com sua nova política de contratos. Profissionais tarimbados que passavam muito tempo ociosos foram dispensados.

Com esta medida, que resultou na dispensa de Luiz Fernando Carvalho e Maitê Proença, dentre outros, os gastos relacionados a salários e encargos sociais caíram de R$ 501 milhões em 2015 para R$ 496 milhões em 2016. Também houve retração na área de direitos de exibição e transmissão: de R$ 1,153 bilhão para R$ 958,32 milhões.

* Diferente do informado inicialmente, o diretor Jayme Monjardim possui contrato de longa duração com a Globo, e não por obra certa. Ele, inclusive, responderá pela direção da próxima novela das 18h, “Tempo de Amar”. O texto foi corrigido. 

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.