02:35 :: 29/04/2017

Biografia

  1. Nascimento: 27 de março de 1963
  2. Idade: 53 anos
  3. Profissão: Apresentadora, empresária, atriz, cantora e modelo
  4. Signo: Áries
  5. País: Brasil
  6. Cidade: Santa Rosa (Rio Grande do Sul)

Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das maiores apresentadoras da América Latina. Popularmente conhecida como a “Rainha dos Baixinhos”, a artista comandou diversos programas nas principais emissoras do país (TV Manchete, TV Globo e RecordTV).

O nome Maria da Graça foi dado pelo pai, Luís Floriano Meneghel, que fez uma promessa ao saber que mãe e filha corriam risco de vida após o parto. Depois de alguns anos, ela viria a ser conhecida pelo apelido de “Xuxa” atribuído pelo irmão Bladimir Meneghel.

Com 16 anos começou a desfilar profissionalmente. Ganhou fama nacional anos mais tarde, com o namoro com o ex-jogador Pelé. Em 1982 Xuxa já era considerada uma das principais figuras publicitárias do país.

Aos 20 anos, em 1983, Xuxa foi convidada o “Clube da Criança”, na extinta Rede Manchete. Ela deixou a carreira de modelo para continuar se dedicando apenas aos projetos infantis. Em 1986, foi contrata pela Rede Globo e pela Som Livre. Foi nesta época que ela comandou o programa de maior sucesso da carreira: o matinal “Xou da Xuxa”, exibido de segunda à sábado. O programa chegou ao fim no dia 31 de dezembro de 1992, após 2000 edições.

Nesta época, Xuxa também era sucesso no cinema. Em 1990, nasceu um fenômeno: o filme Lua de Cristal, seu maior êxito de bilheteria, que vendeu 4,178 milhões de ingressos. Ao todo, mais de 37 milhões de pessoas assistiram a todos seus filmes.

Ainda na Globo, além de ter comandado diversos especiais, Xuxa apresentou outros programas de auditório: “Bobeou Dançou”, “Paradão da Xuxa”, “Xuxa” “Xuxa Hits” e o fenômeno “Planeta Xuxa”. Em 2001, o cenário do “Xuxa Park” pegou fogo e deixou vítimas. Xuxa ficou traumatizada e nunca mais foi a mesma desde então.

Em 2002, rompeu com a diretora Marlene Matos por diverências profissionais. Estreou o “Xuxa no Mundo da Imaginação” que, apesar de ser elogiado pela crítica e por educadores, não conseguiu atingir bons índices de audiência. Entre 2005 e 2014, comandou várias temporadas do “TV Xuxa” – programa que marcou de vez a sua transição do público infanto-juvenil para o adulto. Com o fim da atração, ficou por mais de um ano na geladeira da emissora.

Sem projetos, Xuxa finalizou seu contrato com a Rede Globo e assinou com a RecordTV em 2015. Em meados daquele ano, estreou o talk show noturno “Xuxa Meneghel”, claramente inspirado no consagrado “The Ellen DeGeneres Show”, dos Estados Unidos.

Em 28 de julho de 1998, Xuxa deu à luz Sasha Meneghel Szafir, filha que teve com o empresário e ator Luciano Szafir. Atualmente, a mãe da apresentadora, dona Alda Flores da Rocha Meneghel, é portadora do mal de Parkinson e tem diabetes mellitus.

WordPress Lightbox