Sonia Abrão: Odiada por uns, amada por outros
Sonia Abrão: Odiada por uns, amada por outros

Dona de um extenso currículo e há mais de dez anos mantendo programas vespertinos diários, Sonia Abrão é uma das apresentadoras mais execradas pela crítica.

Ridicularizada pela escolha de suas pautas, a jornalista costuma ser tachada de “sensacionalista” e “papa-defunto”. Por trás deste rótulo, no entanto, está uma profissional gabaritada e repleta de virtudes cobiçadas por muitos de seus colegas.

Confira a seguir 5 aspectos pouco citados, mas muito importantes, acerca da carreira da comandante do “A Tarde é Sua”:

Sonia comanda o bem-sucedido "A Tarde é Sua"
Sonia comanda o bem-sucedido “A Tarde é Sua”

1) Possui uma linha editorial definida

A predileção de Sonia por coberturas de acontecimentos trágicos gera inúmeras piadas, mas ilustra uma característica comum a todos os grandes nomes da TV: a adoção de uma linha editorial definida.

Faustão aposta em interação com famosos; Gugu, na realização de sonhos de anônimos; Luciano Huck, no comando de formatos internacionais; e Sonia, no debate factual do noticiário.

Ora, por que esta última linha deveria ser considerada inferior às demais? Por que este tipo de abordagem deve ser tachado de “sensacionalista” se há uma fatia de público disposta – e ansiosa! – a consumi-la?

O “A Tarde é Sua” é acusado de se basear em tragédias e fofocas. Supondo que esta afirmação seja verdadeira, ela desmerece a atração? Seria então errado definir seu público-alvo e saber exatamente o que quer?

Tal “apreço por defunto”, como depreciam alguns, é o retrato de um planejamento cuidadoso e, principalmente, de uma identidade assumida. Identidade, aliás, tão carente em diversas atrações de outros ramos.

2) Dribla a falta de recursos

Não é das mais fáceis a tarefa de comandar um programa diário contando apenas com sofá, mesa, revistas abertas e um tablet. Hipérboles à parte, este é um bom resumo da estrutura à disposição de Sonia.

Mesmo sem orçamentos milionários e quadros astronômicos, a jornalista obtém um feito raro: posicionar-se como principal atração de seu próprio programa. Quem sintoniza o “A Tarde é Sua” o faz por Sonia, prova viva de que a veterana possui um público engajado e fidelizado, que aprova o que vê.

A título de comparação, a Globo precisou mobilizar toda a sua criatividade para que o “Encontro” ficasse com a cara da Fátima e a Record gastou milhões tentando fazer o mesmo com o “Programa da Sabrina”.

Sonia, que nunca teve recursos ilimitados nas mãos, já consolidou a sua marca pessoal muito antes de suas gigantescas concorrentes.

Abrão, com pouco, faz muito
Abrão, com pouco, faz muito

3) Utiliza com sabedoria a linguagem do público

De todos os inúmeros idiomas existentes, o simbólico “dona-de-casês” é dificílimo de ser aprendido. Afinal, como falar de forma a ser plenamente compreendido pelo telespectador?

Alguns, na ânsia de alcançar o público, abraçam um palavreado vulgar, desprezando o intelecto dos que os assistem; outros, “importantes” demais para se adequarem à dona-de-casa, passam anos na TV falando para um espelho.

Sonia, porém, é fluente, e seu tom único atinge todas as classes. Mesmo mantendo o perfeito domínio da norma culta, a apresentadora se faz entender e atua como excelente “tradutora de notícias”, digerindo manchetes e descascando conteúdos em seus clássicos debates e rodas de fofoca.

4) Consegue falar bem sobre qualquer assunto

Uma das principais virtudes de Abrão é a sua inegável versatilidade. Do mundo dos famosos ao universo policial, Sonia parece estar sempre “por dentro”, agregando informações relevantes de forma precisa.

Como resultado, a apresentadora tece opiniões pessoais embasadas – que, em inúmeros casos, repercutem mais do que o próprio programa – e transmite ao telespectador firmeza e segurança característicos de quem sabe do que está falando.

5) É uma das campeãs de audiência da RedeTV!

Numa emissora que costuma oscilar entre 0 e 1 ponto de média, o “A Tarde é Sua” chega a beirar os 4, e se posiciona como campeão de audiência da Casa em diversos dias, superando, inclusive, colegas mais badalados.

Analisados isoladamente, os índices de Sonia podem parecer pequenos, mas, se inseridos no contexto da RedeTV!, demonstram ser gigantescos e, proporcionalmente, equivalem aos maiores sucessos de Globo, Record, SBT e Band.

***

A esta altura, alguns questionarão: “Ora, mas será que para o Arthur a Sonia e seu programa não possuem defeitos?”.

Certamente possuem, mas estes já vêm sendo destrinchados – e achincalhados – há anos por uma mídia elitista que insiste em zombar do gosto popular e posicionar-se “acima” do que classifica como “apelativo”, e, por já serem extremamente conhecidos, não estarão presentes neste texto.

____________________________________________________________

Se você amou ou odiou este texto, não deixe de enviar um e-mail para arthur@rd1audiencia.com. Se preferir, manifeste sua admiração e/ou indignação no Twitter, onde sou o @ArthurVivaqua. Ouvir você será uma honra!

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

SIGA AGORA