O último plantão da Globo que deixou todos os telespectadores assustados foi o que aconteceu no final de fevereiro, com o conflito entre Rússia e Ucrânia.
O plantão da emissora existe há mais de 30 anos e costuma interromper a programação do canal sempre que algo muito importante e urgente acontece.
Em 1991, a novela Roque Santeiro (1985) foi interrompida pelo plantão da Globo para noticiar que a União Soviética havia chegado ao fim.
No ano seguinte, foi a vez da programação ser interrompida para o público ficar sabendo da renúncia de Fernando Collor e da prisão de Guilherme de Pádua, ator do canal.
Em 1994, o Brasil ficou de luto ao descobrir que o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, havia morrido após uma colisão durante uma corrida.
Em 2001, o plantão da Globo abalou o país com as fortes imagens do ataque terrorista contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York.
Em 2008, o plantão cobriu a prisão de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados pela morte de Isabella Nardoni, de apenas 5 anos.
Já em 2016, não apenas o esporte, mas todo o país ficou chocado com o plantão da Globo anunciando a queda do avião da Chapecoense.