Afiliada da Globo tem lista de funcionários com covid-19 vazada na web

Globo
Lista de funcionários com covid-19 da TV Tapajós, afiliada da Globo no Baixo Amazonas, foi divulgada de forma irresponsável (Imagem: Reprodução / Facebook)

Afiliada da Globo na região de Tapajós e no Baixo Amazonas, a TV Tapajós vive uma polêmica sobre a divulgação, irresponsável, dos nomes de 29 funcionários da casa contaminados por coronavírus. Jornalistas e outros profissionais com teste positivo para a covid-19 foram expostos em uma lista compartilhada por meio de redes sociais e sites locais; a Prefeitura de Santarém abriu procedimento administrativo para apurar o vazamento.

De acordo com informações do portal UOL, a TV Tapajós – que pertence à chamada Rede Amazônica – contabiliza 29 casos de coronavírus entre seus contratados; 17 deles confirmados no último sábado (20) através de testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Santarém, cidade que abriga a estação, a 697 quilômetros de Belém, soma 3.455 casos de covid-19, contabilizando 189 mortes.

O incômodo com a divulgação veio do fato de boa parte dos contratados da emissora já estarem livres da doença. O Sistema Tapajós de Comunicação (STC), concessionária da TV Tapajós, alega em nota “que os 17 funcionários identificados com covid-19 já estavam afastados assim que começaram a apresentar os primeiros sintomas” e que “cumpriram o período de 14 dias de isolamento conforme recomendados pelas autoridades de saúde”.

A emissora salientou que segue todos os protocolos de higiene e de proteção, como o uso contínuo de máscaras entre seus colaboradores. A afiliada da Globo informou ainda que o pedido para testes rápidos partiu dela, em razão dos números de casos de coronavírus na equipe.

“De forma irresponsável, a informação sobre os resultados dos exames feitos pelos funcionários da rádio e TV Tapajós, que deveria ser sigilosa, foi publicada sem autorização dos pacientes”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém ressaltou que segue o protocolo do Ministério da Saúde no que tange à divulgação de dados sobre a pandemia, preservando a identidade dos testados, estejam estes negativos ou positivos. A pasta deverá abrir sindicância para apurar os responsáveis pelo vazamento dos nomes ligados à TV Tapajós.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.