Além da Ilusão encanta web, mas padece com má fase das 18h

Além da Ilusão
Larissa Manoela (Elisa) em Além da Ilusão; novela das 18h estreia em meio à fase de audiência da faixa (Imagem: Reprodução / Globo)

Além da Ilusão, nova novela da Globo, conquistou comentários elogiosos na web. A audiência, contudo, ficou aquém do esperado. A trama assumiu a faixa das 18h após a baixa causada por Nos Tempos do Imperador (2021), primeiro folhetim inédito desde o início da pandemia. Os dados são referentes a Grande São Paulo.

Os primeiros capítulos de Além da Ilusão, com a paixão de Davi (Rafael Vitti) e Elisa (Larissa Manoela) – e o assassinato desta pelo próprio pai, Matias (Antonio Calloni) –, atingiram 16 pontos. Nos Tempos do Imperador estreou com 19,7 de média, de 9 a 14 de agosto de 2021, mas saiu de cena com 16,9 no acumulado.

A aposta é que a obra cresça nos próximos dias, com a mudança de fase. Davi foi preso por conta da acusação orquestrada por Matias. Anos depois, quando enfim consegue fugir da prisão, ele reencontra a cunhada Isadora (Sofia Budke / Larissa Manoela), que conheceu quando pequena, agora idêntica à irmã que morreu.

Reprises recuam e novelas inéditas crescem

As reprises da Globo registraram baixa nos números. A edição especial de O Cravo e a Rosa (2000), às 14h30, caiu de 13 pontos, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, para 12,5, entre 7 e 11 deste mês, mesmo com o casamento de Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Giovanna Antonelli).

O Clone (2001) em Vale a Pena Ver de Novo oscilou de 15,8 para 14,7 de média. Jade (Giovanna Antonelli) decidiu fugir com Lucas (Murilo Benício), para desespero de Said (Dalton Vigh). Maysa (Daniela Escobar), por sua vez, viu a filha Mel (Débora Falabella) sair de casa para morar com Xande (Marcello Novaes).

Quanto Mais Vida, Melhor! cresceu. A novela das 19h saltou de 19,9 pontos para 20,3. O divórcio de Guilherme (Mateus Solano) e Rose (Bárbara Colen) dominou a ação, assim como a tentativa de Paula (Giovanna Antonelli) de impedir o romance da ex-modelo com Neném (Vladimir Brichta).

Um Lugar ao Sol também subiu, de 21,5 para 21,9. O rompimento de Lara (Andréia Horta) e Christian / Renato (Cauã Reymond) dividiu a ação com o casamento de Érica (Fernanda de Freitas) e Santiago (José de Abreu), no qual o empresário anunciou seu plano para sucessão na empresa, sem privilegiar os parentes.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.