Após cortes, Michel Temer pretende fechar a TV Brasil

Após cortes, Michel Temer pretende fechar a TV Brasil
A TV Brasil é muito cara para o Governo Federal

Em meio a uma crise interna, a TV Brasil pode chegar ao fim, de acordo com o site do jornal “Folha de S. Paulo”.

A equipe do presidente interino Michel Temer pretende encerrar a emissora pública, que foi criada em 2007 para ser a ‘BBC Brasileira, por causa dos altos custos para mantê-la no ar.

A TV Brasil (R$ 82,60) e a TV Brasil Internacional (RS 18,40) gastaram cerca de 101 milhões de reais em 2014 — números que continuam crescendo ao longo do tempo. O canal integra a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e marca traço (ou seja, zero) na audiência.

Ainda segundo a reportagem da “Folha de S. Paulo”, nos próximos dias, Temer deve enviar um projeto ao Congresso Nacional que diminui a atuação da empresa, o que provocará uma redução dos gastos.

Neste ano, a EBC pode custar cerca de R$ 535 milhões, sendo que metade deste valor é proveniente da folha salarial. A companhia é subordinada à Secretaria de Comunicação, ligada à Presidência da República.

Caso o fim da TV Brasil seja aprovado, o Governo Federal pretende continuar com a agência de notícias, produção independente de conteúdo, monitoramento de mídia, o portal, além de outros negócios.

Com o afastamento de Dilma Rousseff e a entrada de Temer, a crise interna na EBC ganhou contornos de novela. Isso porque o jornalista Ricardo Melo, presidente da companhia, foi demitido e só conseguiu voltar ao cargo após decisão provisória do STF (Supremo Tribunal Federal).

Além desta questão judicial, alguns contratos com apresentadores foram cancelados por Laerte Rimoli, que ocupou a presidência da Empresa Brasil de Comunicação por alguns dias, quando substituiu Melo.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›