Felipe (Henri Castelli) é morto a facadas – Divulgação / TV Globo
Na primeira versão de “O Astro”, exibida pela Globo em 1977, Felipe Cerqueira (Edwin Luisi) foi o assassino de Salomão Hayalla (Dionísio Azevedo). Na época, uma dúvida tomou conta do país: “Quem Matou Salomão Hayalla?”.
No remake da obra de Janete Calir, que a Globo exibe desde julho e que chega ao fim na próxima sexta (28), existem 12 suspeitos: Henri (João Baldasserini), Nádia (Vera Zimmermann), Youssef (José Rubens Chachá), Amin (Tato Gabus), Jamile (Carolina Kasting), Miriam (Mila Moreira), Assunção (Reginaldo Faria), Inácio (Pascoal da Conceição), Clô (Regina Duarte), Magda (Rosamaria Murtinho), Samir (Marco Ricca) e Neco (Humberto Martins).
Com isso, sabemos que o assassino de Salomão não será o mesmo da primeira versão. Não apenas pela lista de suspeitos, mas também porque Felipe, que na releitura é interpretado por Henri Castelli, será assassinado (foto) no capítulo de logo mais.
Os autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, responsáveis pela adaptação, não dão uma pista sequer sobre o assassino, mas avisam que a solução está em cerca de dez cenas sigilosas recebidas pelos 12 suspeitos. Um detalhe, o responsável pela morte de Salomão não agiu sozinho. Ele contou com a ajuda de outras pessoas.