Autora da Globo culpa BBB por fracasso de série, mas reality não existia na época

Paulo Carvalho - 01/10/2020
COMPARTILHE
Autora da Globo, Maria Adelaide Amaral critica o BBB (Imagem: Reprodução / YouTube)

Maria Adelaide Amaral criticou o BBB, um dos programas mais rentáveis da história da Globo, e afirmou que o reality show foi o motivo do fracasso de audiência da minissérie Os Maias, exibida em 2001. A questão é que o programa de confinamento só estreou um ano depois da exibição original da minissérie.

A autora deu a declaração ao canal BrLab, no YouTube, na última quarta-feira (30). Assim que ela terminou Anjo Mau (1997), a Globo convidou a escritora para produzir séries históricas. Ela sugeriu A Muralha, que foi ao ar em 2000. Após o estrondoso sucesso, Adelaide escreveu Os Maias.

“Quando A Muralha terminou, perguntaram o que eu queria fazer. Falei: ‘Quero fazer Os Maias’. E deu certo. Certo assim, foi muito sofrido. O resultado de Os Maias é uma obra-prima, mas não foi um sucesso de público”, recordou. “Entrava muito tarde, já tinha o Big Brother. Era um padrão muito cinematográfico que o Luiz Fernando Carvalho [diretor] imprimiu, que é uma beleza. Mas foi muito sofrido”, explicou.

“Nós éramos chamados o tempo todo para editar. Depois, ele [Luiz Fernando] editou do jeito certo. Mas o processo todo foi muito sofrido. Eles queriam audiência e não dava audiência”, lembrou. “Eles estavam acostumados a ter uma audiência enorme naquele horário. Começaram a jogar [a série] em qualquer horário, como depois do futebol. Era um sofrimento. Você nunca sabia quando entrava no ar”, reclamou.

Em seguida, Maria Adelaide detonou o BBB. “E tinha essa merda do Big Brother, que eu sei que dá dinheiro para eles. Mas é duro você ver um produto como Os Maias entrar depois do Big Brother”, lamentou.

A série Os Maias foi exibida de 9 de janeiro a 24 de março de 2001. Segundo o site Memória Globo, a atração era exibida às 23h. O BBB 1 estreou um ano depois na programação da Globo, exatamente em 29 de janeiro. A grande final foi em 2 de abril de 2002.

Confira:

CONTINUE LENDO →

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e escreve semanalmente para a coluna Você Sabia?. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.

Deixe sua opinião!