Betty Faria relembra “Roque Santeiro”: “quando a gente implica com a personagem, melhor não fazer”

Betty Faria em homenagem do “Vídeo Show”

A carreira de Betty Faria foi festejada no “Vídeo Show” da última sexta-feira (11). A homenagem do programa incluiu cenas da primeira versão de “Roque Santeiro”, censurada em 1975 pela Censura Federal do governo militar por “ofensa à moral, à ordem pública e aos bons costumes, bem como achincalhe à igreja”.

Escalada para viver a viúva Porcina – imortalizada por Regina Duarte em 1985 – Betty chegou a gravar 30 capítulos de “Roque Santeiro” sem, entretanto, se envolver com a personagem.

Eu gravei 30 capítulos e foi censurado no dia da estreia. Eu não gostava dela. A Tieta me passou uma coisa boa, modificadora, não importa o passado dela, e eu não sentia isso na Porcina, eu impliquei. Quando a gente implica com a personagem é melhor a gente não fazer. Eu fui salva pela Censura porque me deu o “Pecado Capital””, disse Betty explicando sua aversão a Porcina num comparativo com outro tipo de atitudes questionáveis vivido por ela em “Tieta” e citando ainda a novela de Janete Clair, concebida em caráter de urgência para substituir a obra censurada de Dias Gomes.

A título de curiosidade: Betty Faria chegou a ser convidada para reviver Porcina quando a novela pôde, enfim, ir ao ar, mas declinou. Várias atrizes foram convidadas para a personagem: Sônia Braga, Tânia Alves, Natália do Vale e Fernanda Montenegro, por exemplo. Regina Duarte foi quem assumiu o papel, numa dobradinha inesquecível com Lima Duarte, o Sinhozinho Malta das duas versões da trama.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.