Blackface? Daniela Mercury é criticada por ativistas negros após fantasia polêmica

Daniela Mercury recebeu Luiz Miranda e Lázaro Ramos no trio

Daniela Mercury está recebendo uma chuva de críticas de ativistas negros nas redes sociais após usar uma fantasia polêmica no Carnaval de Salvador, na noite desta segunda-feira (27).

A fantasia era de “Deusa do Ébano”. Daniela usou uma maquiagem mais escura e uma peruca black power. E ainda escreveu nas redes sociais: “Dia do empoderamento negro”.

Só que muita gente não gostou e acusou a Rainha do Axé de fazer “blackface” (nos Estados Unidos, atores brancos pintavam o rosto com carvão em peças teatrais racistas). No trio, ela desfilou ao lado de Luiz Miranda e Lázaro Ramos.

“Daniela Mercury força barra com sua hipocrisia. Deprimente com sua peruca ridícula”, criticou um internauta no Twitter. “Nosso cabelo não é um objeto. Estamos lutando para o fim disso há tempos“, escreveu outro.

Recentemente, Anitta também se envolveu em uma polêmica semelhante ao colocar trancinhas no cabelo para puxar um trio elétrico no Carnaval de Salvador. Na ocasião, ela foi acusada de “apropriação cultural”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Henrique BrincoHenrique Brinco
Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. É colaborador do RD1 desde 2012, onde já foi responsável pela editoria de Famosos e autor da coluna Por Trás da Mídia. É fã número 1 de reality shows. Fala besteira no Twitter (@brinco) o dia todo também!