Bruaca, marruá, flozô… entenda as expressões usadas no remake de Pantanal

Maria é chamada de “Bruaca” pelo marido (Imagem: Divulgação / Globo)

O remake de Pantanal tem chamado a atenção do público da Globo. Nas redes sociais, a novela também tem repercutido por causa das expressões utilizados por alguns personagens. Alguns internautas até garantem que usarão alguns dos termos famosos no folhetim das 21h.

Em muitos diálogos estão presentes expressões como “diacho”, “larga a mão”, “palavra de peão” e “junte os seus panos de bunda”. No entanto, alguns outros são ditos para sinalizar alguma pessoa, são eles: Bruaca, marruá e flozô.

A primeira palavra é muito utilizada por Tenório (Murilo Benício), que sempre chama a esposa de “Maria Bruaca” (Isabel Teixeira). O empresário maltrata a esposa e esconde uma segunda família. Guta (Julia Dalavia) é quem costuma repreendê-lo quando tem falas preconceituosas e xinga a mãe.

Bruaca tem significados variados, como bolsa ou saco de couro cru e até um alimento da região Nordeste do país. Na trama, porém, na novela, é usada no sentido pejorativo para ofender a mulher, como sinônimo de feia.

Marruá, por sua vez, apareceu pela primeira vez no folhetim quando Joventino (Irandhir Santos), pai de José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira), corria atrás também de um boi específico. O nome quer dizer temperamento selvagem, agressivo.

Por isso, inclusive, Maria, interpretada por Juliana Paes, ganhou essa palavra como um sobrenome depois que chegou ao Pantanal. Juma, vivida por Alanis Guillen, herdou esse apelido.

Outro termo muito utilizado é flozô, que é uma forma perjorativa dada aos homossexuais. Na novela, a palavra já foi dita por peões, como Alcides (Juliano Cazarré) e Tenório, que questionaram a sexualidade de Jove (Jesuita Barbosa) depois que o filho de Zé Leôncio chegou no Pantanal.

Marca aparece pela 1ª vez em banho quente em Pantanal

Uma cena íntima chamou a atenção em Pantanal, na última sexta-feira (06). Na sequência, Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) tomaram banho juntos.

Mas o que se destacou também no momento, além da troca de carinhos entre os personagens, foi a presença da marca Dove, que estreou com uma ação de merchandising na trama, revelando a linha Dove Poder das Plantas.

De acordo com informações do Meio e Mensagem, além da sequência, a empresa deve surgir em outras oportunidades, também com Juma, ao longo do folhetim.

Isso porque a Dove é uma das marcas que comprou ação publicitária na novela. Além dela, aparecem também Casas Bahia, Itaipava e Caoa, assim como Vivo e Rexona.

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email luizfabio@rd1.com.br