ENSAIO-É-O-TCHAN-2-341-2
Compadre Washington e Beto Jamaica são os únicos remanescentes da formação original

“Segure tchan, amarre o tchan, segure o tchan tchan tchan tchan tchan”. O refrão que fez sucesso nos anos 90 é inesquecível, assim como a banda que o interpreta. Com mais de 20 anos de estrada, o grupo É o Tchan ainda “bomba” na Bahia. Cobrando ingressos que custam até R$ 200, os pagodeiros baianos estão lotando o Clube Espanhol, em Salvador, todas as semanas em mais uma temporada de ensaios de verão. Os shows servem como uma espécie de “esquenta” para o Carnaval.

“A cada edição estamos apresentando um repertório diferente! No primeiro apresentamos um bloco com muito samba de roda, no segundo fizemos um ensaio mesclando os sucessos mais antigos com músicas atuais, já no terceiro transformamos o palco em uma mesa de boteco e cantamos músicas da MPB e do samba”, afirma o vocalista Beto Jamaica.

Beto, ao lado de Compadre Washington, são os únicos remanescentes da formação original do “Tchan” – que lançou Carla Perez, Sheilla Mello, Scheila Carvalho e Jacaré ao estrelato. Segundo o cantor, mesmo tendo um repertório rico de canções conhecidas, a ideia é sempre apresentar algo novo em cada apresentação.

“Lançamos também duas músicas novas nos ensaios [deste ano]: ‘Viola’ e ‘Lacrou’. O público recebeu muito bem e já vem pedindo pra cantar nos shows!”, lembra Beto. No verão passado, o Tchan conseguiu emplacar a canção “Bota a Cara No Sol”, que por pouco não foi eleita a música da folia carnavalesca em Salvador. Entretanto, mesmo com os novos hits, o público sempre também acaba pedindo as músicas clássicas do grupo.

Em entrevista ao RD1, Beto e Compadre Washington fazem um balanço da carreira, falam sobre os ex-integrantes e ainda revelam detalhes sobre os próximos projetos.

RD1 – O “É o Tchan” segue firme mesmo depois de muitos anos. Por que vocês acham que o grupo se destacou mais do que outras bandas de pagode/axé?

Compadre – Graças a Deus a gente trabalha com o que gosta e conseguimos conquistar nosso objetivo que é mostrar a nossa música e a nossa alegria para o povo! Estamos na estrada com esse propósito e vemos a renovação do nosso público, agradando das crianças aos idosos e isso pra gente é muito gratificante!

RD1 – Vocês ainda mantêm contato com ex-integrantes, como Carla, Jacaré e as Sheilas?

Beto – Mantemos sim, Jacaré e Sheilla Mello falamos por telefone e quando temos oportunidade nos encontramos, eles vão nos nossos shows. É sempre uma alegria rever a turma que passou pelo Tchan!

RD1 – O público LGBT gosta muito do É o Tchan. Como vocês recebem esse carinho? Planejaram algo especial para esse segmento?

Compadre – A gente adora esse carinho e costuma dizer por onde passamos que o Tchan é livre! Apresentamos recentemente uma música chamada “Lacrou”, com composição de Iramaia Santos, J. Telles e Eliomar, que é uma homenagem a esse público querido que nos acompanha e lacra nos nossos shows!

É O TCHAN
Grupo de pagode está na estrada há mais de 20 anos

RD1 – O Carnaval de Salvador vem aí e a música sertaneja vem ganhando cada vez mais espaço. O que vocês acham disso?

Beto – O Carnaval de Salvador tem espaço para tudo, essa diversidade é importante e dá um “Tchan” a mais a essa festa que a gente tanto ama!

RD1 – Ano passado vocês emplacaram o hit “Bota a Cara no Sol”. Antes disso, já tinham emplacado “Colar de Beijos”. Ambas as canções são baseadas em gírias da internet. Isso é uma tentativa de se aproximar do público mais jovem?

Compadre – É também! Na verdade a gente faz música para todas as idades, para fazer a alegria da criança, dos adultos e dos idosos! O importante é ter o carinho do público que nos acompanha!

RD1 – Podem adiantar novidades? Existe previsão de lançamento de um novo CD, DVD ou turnê?

Beto – A gente vai lançar um CD novo, com músicas novas, muito samba de roda, músicas antigas que estavam esquecidas também… Um projeto bem bacana! Acredito que até o Carnaval esse CD esteja ai para o público curtir bastante!

 

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Esta opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!