Participantes se reúnem na mesa da cozinha para customizar abadás

A TV Globo economizou bastante em verba de produção no BBB17. Com menos patrocinadores que anos anteriores e com a crise econômica no Brasil, a emissora exibe a edição mais modesta já vista do programa.

O reality show mais famoso do país, que já chegou a arrecadar mais de meio bilhão de reais em outras temporadas, faturou “apenas” cerca de R$ 200 milhões até agora. E isso está se refletindo drasticamente no conteúdo do programa.

A ausência mais sentida pelos telespectadores e participantes é de provas envolvendo carros e prêmios em dinheiro. A Fiat, fiel parceira da emissora desde a estreia do programa, não topou comprar nenhuma cota neste ano. Resultado? Nada de automóveis até agora.

A dinâmica da Prova do Líder também foi alterada: nos últimos anos, a Globo havia abolido a imunidade para os vencedores, dando-lhes no lugar prêmios de R$ 10 mil a cada semana. No BBB17, a imunidade voltou. Eletrodomésticos, motos, viagens e apartamentos? Nada!

Mas o que mais chama a atenção é, sem dúvida, a economia dos figurinos nas festas. As roupas e adereços vistos em celebrações de temporadas anteriores foram substituídos por abadás (camisas estampadas padronizadas) que são customizados pelos próprios participantes. E até os calçados são cedidos por uma marca de calçados que comprou uma das cotas de patrocínio.

Seria um prenúncio do fim do programa ou apenas um reflexo do cenário atual no Brasil? Só o tempo dirá! O fato é que a audiência fiel é o que ainda mantém a atração na grade anual da Globo. Apesar da queda de arrecadação, o formato “Big Brother Brasil” ainda acumula milhões de fãs e causa grande repercussão midiática.

______________________________________________________

Henrique Brinco é formado em jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), de Salvador. Escreve sobre mídia e cultura pop há oito anos em grandes veículos de comunicação, com passagens pela Rede Record de Televisão e Rede Bahia (afiliada na Rede Globo na capital baiana). No RD1, assina o blog Por Trás da Mídia e é o responsável pela editoria de Famosos.

Envie ideias, críticas e sugestões de pauta para o e-mail brinco@rd1audiencia.com
______________________________________________________


Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!