"Chaves" deixou perguntas sem respostas
“Chaves” deixou perguntas sem respostas

Encantando gerações há décadas e ainda figurando entre as principais audiências do SBT, “Chaves” prova ser uma produção que jamais encontrará um ‘ponto final’ – talvez isso explique porque o programa volta a ter destaque considerável na programação da emissora a partir desta segunda-feira (02).

Cultuada por milhares de fãs que tentam destrinchar cada pequeno detalhe do universo da vila, a série criou personagens que foram eternizados, mas também deixou alguns enigmas que permanecem sem resposta.

Com doses cavalares de imaginação e bom humor, telespectadores tentam decifrar tais mistérios que trazem a sensação de que, definitivamente, “Chaves” chegou ao fim cedo demais.

Confira:

Afinal, o pátio da vila tem teto?
Afinal, o pátio da vila tem teto?

O pátio da vila tem ou não tem teto?

Alguns telespectadores mais desatentos nunca o perceberam, mas este dilema ocupa há décadas espaço fixo na galeria de enigmas da série.

Em alguns episódios, há indícios de que o pátio não possui teto – como, por exemplo, o dia em que Quico chora ao ver Chaves soltar seus balões e o fato de que há um varal de roupas que, possivelmente, são secas pelo sol. Além disso, extintas revistas em quadrinhos do programa mostravam uma vila sem teto.

O mistério, porém, é acentuado por episódios nos quais a presença do teto parece indispensável, como a vez em que pichorras são penduradas. Ora, se não houvesse teto, o que as sustentaria?

As respostas para estas questões provavelmente não existem ou jamais serão encontradas.

Seu Madruga sempre deveu 14 meses de aluguel
Seu Madruga sempre deveu 14 meses de aluguel

Por que na vila o tempo não passa?

“Chaves” foi produzido durante décadas, mas o Seu Madruga sempre deveu ‘apenas’ 14 meses de aluguel. Por que o décimo quinto mês parece nunca ter chegado?

O ‘congelamento’ do tempo aparenta ter sido uma licença poética utilizada por Roberto Bolaños, mas a mesma não é aplicada em diversas ocasiões, já que o calendário tem utilidade na vila, pois lá existem datas comemorativas e aniversários.

Então por que a dívida do Seu Madruga nunca aumenta? Eis a questão.

Girafales parece ser avesso ao casamento
Girafales parece ser avesso ao casamento

Por que o Professor Girafales não ‘assume’ a Dona Florinda?

Os fãs de “Chaves” são unânimes ao afirmar que o episódio ‘O Casamento de Dona Florinda’ deveria ter existido. Afinal, foram anos e anos recebendo flores e preparando café sem nunca ganhar uma aliança!

O fato dos ‘pombinhos’ nunca terem oficializado sua união causa estranheza. Como toda viúva, Dona Florinda é uma mulher desimpedida e o comportado Girafales certamente também o é. Ou não?

Ao longo dos anos, teorias conspiratórias diziam que o professor era casado ou tinha outra namorada fora da vila. Tais ideias, porém, sempre foram encaradas como brincadeira, e o principal motivo para que o flerte de Florinda e Girafales nunca tenha sido consumado deve ser simples: Bolaños, ‘pai’ dos personagens, não quis que isso acontecesse.

Qual era a fonte de renda de Florinda?
Qual era a fonte de renda de Florinda?

Por que Dona Florinda tem tanto dinheiro?

Quico sempre pôde comprar quantos pirulitos quisesse e seu acervo de brinquedos era de causar inveja. Além disso, “Vá comprar, tesouro!” é uma das frases mais pronunciadas pela orgulhosa mamãe Florinda.

De onde, porém, uma dona-de-casa suburbana tirava todo este dinheiro? A hipótese mais provável é a de que Frederico, o falecido pai de Quico, tivesse lhe deixado uma generosa pensão, já que era marinheiro.

Outros fãs da série apontam que talvez Florinda não tivesse muito dinheiro, mas apenas parecesse tê-lo devido ao fato de morar ao lado de tipos extremamente pobres como Chaves e Seu Madruga, o que destacava suas poucas posses.

Seu Barriga é casado, mas sua esposa nunca apareceu
Seu Barriga é casado, mas sua esposa nunca apareceu

Por que a esposa do Seu Barriga nunca aparece?

Seu Barriga nunca escondeu de ninguém o fato de que é casado, mas, em compensação, sua esposa jamais apareceu na série, estando frequentemente “viajando a trabalho”.

O fato de Roberto Bolaños não ter explorado a personagem sempre causou estranheza em alguns fãs, já que a ‘Senhora Barriga’ poderia ser extremamente gorda ou magérrima, dois fatos que teriam arrancado gargalhadas dos fãs.

Recatada, a esposa do dono da vila, porém, se manteve anônima até o fim do programa.

Chaves não morava no barril
Chaves não morava no barril

Por que o Chaves nunca mostra a sua casa?

Para muitos, isto pode ser chocante, mas a verdade é que o Chaves não morava no barril, mas apenas passava algumas horas de seu dia no objeto.

Num episódio histórico, Chaves revela a Quico que mora na casa n° 8, um trocadilho criado por Bolaños, já que a Televisa, emissora mexicana que produzia a série, era o canal 8 da TV local.

Logo após a revelação, no entanto, Chaves é interrompido e não tem tempo de mostrar sua casa, que permanece sendo um enigma. Ora, como o Chaves pagava o aluguel? Será que a casa tinha móveis? E por que ele nunca levou os amigos lá?

São pequenos enigmas como este que arrebatam o coração dos fãs e geram discussões que, ainda hoje, rendem inúmeras teorias.

Clotilde: Dona-de-casa ou bruxa?
Clotilde: Dona-de-casa ou bruxa?

Afinal, Dona Clotilde é uma bruxa?

Embora sempre tenha se defendido da acusação de ser uma bruxa, Dona Clotilde jamais conseguiu convencer as crianças da vila de sua inocência.

Alguns fatos, porém, ainda deixam alguns fãs com dúvidas. Por exemplo: Se Clotilde não era uma bruxa, por que batizou seu cãozinho de Satanás (nome, no mínimo, incomum para um animal)?

Outros hábitos da moradora do 71 – como a paixão pela culinária (estaria a comida enfeitiçada?) e o fato de não ser casada (teria ela transformado o marido em sapo?) – também despertam suspeitas por serem práticas habituais de bruxas disfarçadas segundo as lendas tradicionais.

Estudiosos de “Chaves” afirmam que Clotilde poderia realmente ser uma feiticeira devido ao senso de humor utilizado por Bolaños em suas produções, já que o autor sempre gostou de esconder consigo facetas desconhecidas de seus personagens.


Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Não serão aceitos comentários preconceituosos, que façam propaganda e/ou spam de qualquer tipo. Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo ;)