"Xica da Silva" se tornou uma das maiores novelas brasileiras
“Xica da Silva” se tornou uma das maiores novelas brasileiras

Neste mês, a novela “Xica da Silva” completa 18 anos de história. Considerada uma das maiores obras-primas da nossa dramaturgia, a trama de Adamo Rangel (Walcyr Carrasco) usou histórias reais para a construção de todos os seus personagens. O folhetim se passou no século XVIII, e contou a trama de uma escrava que virou rainha em Minas Gerais. A personagem atrevida e muito inteligente conquistou um marido rico e escandalizou a sociedade da época.

Conheça as maiores curiosidades da produção:  

Taís Araújo apareceu várias vezes nua em "Xica da Silva"
Taís Araújo apareceu várias vezes nua em “Xica da Silva”

A polêmica nudez de Taís Araújo

Ainda novata na dramaturgia, Taís Araújo conquistou o papel principal da trama após vários testes rigorosos de seleção de elenco. Na época, a atriz tinha apenas 17 anos, mas causou polêmica ao aparecer diversas vezes nua. A vara da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro notificou a TV Manchete pedindo a retirada da novela do ar. A direção optou por excluir as cenas em que Xica aparecia nua, mas no dia 25 de novembro de 1996, quando Taís completou 18 anos, foram retomadas as cenas em que a personagem surgia sem roupa, e recheou a semana seguinte da história com cenas ousadas.

Atriz se recusou a gravar cenas que indicavam sexo anal
Atriz se recusou a gravar cenas que indicavam sexo anal

A rebeldia de Taís Araújo e a polêmica cena do sexo anal

Taís Araújo já estava negociando seu contrato com a Globo quando “Xica da Silva” estava no ar. A atriz havia se recusado a gravar uma cena em que indicava que Xica faria sexo anal com o contratador João Fernandes (Victor Wagner). À “Folha”, Araújo contou que a “cena iria manchar a imagem” da personagem. Já o diretor Walter Avancini criticou a postura da intérprete, e afirmou que a atriz queria “se mostrar para a Globo” e “preferiu fazer uma ‘Maria Chiquinha’ ao invés de uma personagem feminista e revolucionária”. Walcyr Carrasco também se manifestou e considerou a atitude de Araújo incorreta. “Seria ingênuo pensar que uma mulher negra, no garimpo, atraísse o homem mais rico do momento sem passar pela cama”, criticou.

Cenas realistas que chocaram

A realidade mostrada pela trama dirigida por Walter Avancini foi um dos pontos altos da produção. Cenas de morte e tortura chocaram o público. A execução de Maria (Zezé Motta), mãe de Xica, em praça pública, por exemplo, é uma das cenas mais lembradas pelos telespectadores.

Walcyr Carrasco escreveu "Xica da Silva" escondido de Silvio Santos
Walcyr Carrasco escreveu “Xica da Silva” escondido de Silvio Santos

O desconhecido Adamo Rangel e a reprise no SBT

Walcyr Carrasco ainda era contratado do SBT na época, quando foi convidado para escrever “Xica da Silva”, e topou ser o responsável pela trama sob o pseudônimo de Adamo Rangel, escondido de Silvio Santos. Em 2005, o SBT adquiriu os direitos do folhetim e causou uma grande surpresa no mercado televisivo. A audiência da emissora triplicou na faixa das 22h, conquistando a vice-liderança. A atriz Giovanna Antonelli, que interpretou a Elvira, moveu uma ação contra o SBT por usar sua imagem sem autorização. A atriz perdeu o processo em segunda instância.

Cena de Adriane Galisteu em "Xica da Silva"
Cena de Adriane Galisteu em “Xica da Silva”

Sucesso de audiência

Depois de anos de crise, a Manchete assumia o segundo lugar na audiência com a exibição de “Xica da Silva”, com impressionantes 17 pontos de média. Os investimentos da trama ultrapassaram 6 milhões de dólares na época, e contou com mais de 150 figurantes, além de cerca de 70 profissionais na equipe.

Possível remake na Globo

Walcyr Carrasco manifestou o desejo de produzir uma segunda versão de “Xica da Silva” na Globo. O projeto ainda é analisado pela alta cúpula da emissora. Uma das principais barreiras é que o SBT possui os direitos de reprisar a história e pode atrapalhar uma produção inédita.

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!