Datena e Band são alvos da Justiça após apresentador acusar médica

Datena
Datena e Band viram alvos da Justiça (Imagem: Reprodução / Band)

José Luiz Datena e a Band estão enfrentando uma batalha na Justiça. Isso porque a médica Viviane Reggiani briga nos tribunais por ter sido incluída em reportagem sobre pessoas que furaram a fila da vacinação em São Paulo, em fevereiro do ano passado.

A informação é do Splash, que declarou que a mulher tenta retirar da internet o link da matéria, assim como sua foto, nome, imagem e áudios, sob pena de multa diária. No processo, ela pediu retratação da Band, Datena e de Agostinho Teixeira, direito de resposta e ainda indenização de R$ 20 mil.

Em sua defesa, a emissora e seus profissionais apontaram no processo que a reportagem não apresenta nenhuma informação inverídica ou incorreta. O canal também apontou que o conteúdo não é injurioso ou ofensivo, muito menos oferece manipulação dos fatos, tendo se limitado a tornar públicas as apurações de informações que chegaram ao conhecimento dos jornalistas.

A médica, por sua vez, decretou que recebeu uma ligação, em junho do ano passado, de uma pessoa não identificada que queria informações sobre a vacinação. Ela disse que era Agostinho, que se identificou, de forma mentirosa, como um ouvidor da UBS Oswaldo Marasca Jr.

Na Justiça, ela garantiu que não sabia que estava sendo gravada e que informou a ele que tomou a vacina no local após o horário de pico, chamado de “xepa”, pois a vacina não pode ficar mais do que seis horas aberta, perdendo seu efeito e validade.

“O governo federal estabeleceu que os médicos teriam preferência na vacinação por atuarem na linha de frente do combate à covid-19”, defenderam os advogados da médica.

“Não há nenhum ato ilícito praticado pela requerente (Reggiani), tampouco esta quis se aproveitar de alguma situação para ‘furar fila’, como dizem, de forma caluniosa e difamatória, os corréus (Band, Datena e Agostinho)”, acrescentou os advogados dela.

A médica também criticou a abordagem de Datena e Agostinho na reportagem: “O que impressiona é o ódio que os corréus expressam em suas falas, como se a requerente fosse, de fato, uma criminosa. É um absurdo! Por que tanto ódio? Esse tipo de jornalismo sensacionalista deve ser coibido!”.

Repórter deixa Datena

Recentemente, a Globo decidiu investir em um novo nome para tentar recuperar a liderança na hora do almoço em Manaus. Peterson Izidoro, que já foi repórter de Datena, passou a ser responsável por assumir o comando do Jornal do Amazonas 1ª edição, mais conhecido como JAM1.

Segundo informações do TV Pop, o jornalista foi responsável por fazer reportagens no Brasil Urgente durante pouco mais de dois anos, entre maio de 2011 e setembro de 2013. Em seguida, ele foi para o SBT e ficou por lá até abril de 2015, quando foi demitido após corte de custos no telejornalismo.

Peterson ressurgiu como correspondente da RedeTV! em Lisboa, em março de 2018, onde ficou até outubro do ano passado. O jornalista pediu para sair da emissora e seguiu para CNN Brasil para ser editor de conteúdo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.