De Tiazinha a Feiticeira: Entenda as razões do sucesso do “Programa H”

Programah4
Apresentador chamou atenção cedo, na Band

Muita gente não sabe, mas Luciano Huck é cria da TV Bandeirantes e, juntamente com Jô Soares, Ana Maria Braga e Serginho Groisman, migrou para a TV Globo em 1999. O RD1 relembra agora o “Programa H”, que explodiu nas noites da Band e colocou o apresentador em evidência nacional.

Programa H3
Com audiência expressiva para a época, o “Programa H” era fenômeno em repercussão

A atração estreou nas tardes da TV Bandeirantes em outubro de 1996, mas sempre apostou em quadros para adolescentes e na sensualidade das Hzetes, assistentes de palco do “Programa H” que faziam bastante sucesso entre o público e, por causa disso, a produção foi obrigada a mudar para a noite.

ProgramaH
Luciano Huck era elogiado por chamar atenção do público jovem

Foi exatamente nesta época que Luciano começou a fazer algo que, mais de 10 anos depois, continua sendo o seu marco: lançar atrações de sucesso na TV. Em maio de 1998, Huck lançou em seu programa aquela que viria a ser o fenômeno do ano, lembrada até hoje por muitos: a Tiazinha.

tiazinha4
Tiazinha virou símbolo sexual da época

Interpretada por Suzana Alves, a Tiazinha virou fenômeno na televisão brasileira, símbolo sexual, mexendo com a imaginação de todo o público masculino da época e virou mania nacional.

tiazinha6
Suzana Alves arrepiava no papel

Seguindo a fórmula de brincar com os desejos sexuais de adolescentes da plateia do programa, ela chegou a repercutir na imprensa norte-americana devido ao seu sucesso. A “explosão midiática” da personagem foi tão grande que ela era responsável pelo pico de audiência do programa todas as noites.

ProgramaH3
Os dois formaram parceria de sucesso na TV Bandeirantes

Na época, à “Folha de S. Paulo”, ela disse ter “enrolado o pessoal do “H’” por mais de um mês, até aceitar a proposta.

tiazinha5
Tiazinha brincava com adolescentes da plateia

Em dezembro daquele ano, o “Programa H” transformou a Hzete Joana Prato em outro fenômeno de mídia, repercussão e audiência: a Feiticeira. A nova personagem tinha a missão de ofuscar a própria Tiazinha e chamar atenção de ainda mais adolescentes para o programa, que oscilava entre 3 e 5 pontos de audiência.

feiticeira5
Feiticeira surgiu com a missão de ofuscar a Tiazinha

Ela usava um pequeno véu no rosto, semelhante ao do seriado televisivo “Jeannie é um Gênio”.

Luciano Huck contou naquele ano que a Feiticeira surgiu porque o “Programa H” de verão teria meia hora a mais de duração. “A lâmpada acendeu há uns dez dias“, disse o apresentador  sobre a ideia de inventar a Feiticeira. “Nós escolhemos a Joana porque, assim como a Tiazinha, ela deixa a molecada louca e pode ser a namorada de qualquer um”, seguiu.

feiticeira4
Joana Prado arrancava suspiros do público masculino

Na época, sobre a missão de desbancar a repercussão de Tiazinha, Joana Prado comentou com a “Folha de S. Paulo” estar “meio cabreira (desconfiada)” com a responsabilidade. “Estou com medo”, finalizou.

feiticeira3
Personagem era responsável por picos de audiência do “H”

Em 1999, Luciano Huck, que já acumulava uma fortuna invejável, por ser empresário além de apresentador, virou alvo do SBT e da TV Globo. A emissora carioca levou a melhor e em 2000 entrou no ar o “Caldeirão do Huck”, líder absoluto das tardes de sábado da Globo até hoje.

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

WordPress Lightbox