Dez cidades brasileiras recebem o evento “Brasil Sem Cigarro”

A nova série “Brasil Sem Cigarro”, apresentada pelo Dr. Drauzio Varella e exibida no “Fantástico”, ganha as ruas de dez cidades brasileiras para uma grande mobilização em combate ao vício. Em parceria com o SESC – Serviços Social do Comércio – e com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, Dr. Drauzio e os apresentadores do “Fantástico” convidam todos os brasileiros que querem parar de fumar para participar dos eventos “Brasil Sem Cigarro”, onde vão receber dicas importantes para ajudar neste desafio e poderão fazer exames gratuitos.

As duas primeiras cidades a receber o projeto serão Porto Alegre e Rio de Janeiro. Neste sábado, dia 12, Porto Alegre recebe o evento no SESC Campestre com a presença da apresentadora Patrícia Poeta. No dia anterior, sexta-feira, uma imensa lixeira será colocada no Largo Glênio Peres para estimular os fumantes a jogarem fora seus maços de cigarro, seguindo o conceito da campanha “Joga fora no lixo”. Quem topar o desafio, ganha um broche do INCA contra o tabagismo.

No Rio de Janeiro, a lixeira será colocada na Cinelândia, também a partir desta sexta-feira. E o evento acontecerá no domingo, dia 13, com a participação de Zeca Camargo, na Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá. A campanha ainda passará por Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Goiânia, Belém, Recife, Brasília e São Paulo.

Em todos os eventos, os participantes poderão fazer exames gratuitos como: teste de dependência à nicotina, teste de capacidade respiratória, teste de monóxido de carbono, pressão artéria, índice de massa corporal (IMC), além de palestras de orientação sobre o tema e atividades físicas e serviços de orientação para os interessados em largar o vício.

“Brasil Sem Cigarro”

Domingo é o dia D para os fumantes, a data estabelecida pelo Dr. Drauzio para que todos deixem de lado seus cigarros. Para o médico, estabelecer uma data para parar de fumar é a primeira regra fundamental, para evitar que velhas desculpas adiem a decisão. No dia 13, Carlos, Cristina e Camila – os três fumantes acompanhados pelo médico no quadro do “Fantástico” – vão tentar o desafio de largar o cigarro.

Segundo relatório do INCA de 2008, o Brasil tem 25 milhões de fumantes entre a população com mais de 15 anos. Além disso, o cigarro é a droga que mais vicia, porque provoca a síndrome de abstinência em minutos como nenhuma outra droga é capaz de fazer. “O usuário de cocaína, por exemplo, fuma e cheira e depois é capaz de passar um dia, uma semana sem usar a droga. Com o crackeiro acontece a mesma coisa: se você o tira de um lugar e o leva para outro, ele fica nervoso, agitado, mas aguenta horas e horas sem a droga. O fumante não”, esclarece Dr. Drauzio.

A série “Brasil Sem Cigarro” vai ao ar aos domingos, no “Fantástico”, logo após o “Domingão do Faustão”.

Agenda – Eventos “Brasil sem Cigarro”

Porto Alegre – com presença de Patrícia Poeta

SESC Campestre

Avenida Protásio Alves, 6220

Das 9h às 12h

Rio de Janeiro – com presença de Zeca Camargo

Escola SESC de Ensino Médio

Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá

Das 9h às 12h

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

João Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].
Veja mais ›