Discurso de William Bonner contra fake news no Jornal Nacional dá o que falar

William Bonner
William Bonner fala sobre fake news e desabafa no Jornal Nacional (Imagem: Reprodução / Globo)

William Bonner chamou a atenção do público do Jornal Nacional na última sexta-feira (1º) e apresentou um discurso contra a propagação de fake news. O desabafo do âncora veio à tona depois de uma matéria sobre a queda na vacinação infantil por causa de notícias falsas.

“O mal que as fake news fizeram à saúde, atemorizando mães e pais com mentiras sobre vacinas, representaram um retrocesso enorme em conquistas que o Brasil levou décadas para alcançar. Mas isso é só um exemplo do perigo dessa disseminação de mentiras”, iniciou.

“Porque da mesma forma que ameaçam a saúde das crianças, as fake news tentam minar a confiança dos cidadãos nas instituições da República, no processo eleitoral, na democracia”, continuou.

William Bonner pede atenção de todos

Bonner destacou que “é preciso estar atento para não colaborar, mesmo sem querer, com essas fraudes”, e complementou:

“Porque uma informação que chega pela rede social pode ter sido enviada com esse propósito. E se todo mundo procurar investigar a veracidade da informação num órgão da imprensa profissional antes de compartilhar, as fake news não vão se espalhar”.

“Os seus amigos e parentes não vão ser enganados, e a democracia não vai sofrer abalo nenhum”, explanou o colega de Renata Vasconcellos.

“Todo mundo pode separar o joio do trigo, a mentira da verdade, o boato malicioso da notícia legítima. A imprensa profissional oferece a todo mundo os instrumentos para saber o que é fato e descartar o que é fake”, finalizou.

Confira a repercussão na web:

 

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].