Drauzio Varella e Zeca Camargo comandam neste domingo o evento “Brasil Sem Cigarro”, em São Paulo

Divulgação / TV Globo

Neste domingo, dia 11, acontece no SESC Interlagos, em São Paulo, a última edição do evento “Brasil Sem Cigarro” com a participação do Dr. Drauzio Varella e do apresentador Zeca Camargo. Em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio – e com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, os paulistanos receberão dicas importantes para entrar no desafio de parar de fumar e poderão fazer exames gratuitos durante o evento. A campanha já passou por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Belém e Manaus. Neste sábado, dia 10, também chega a Brasília. Ao todo, mais de 32 mil pessoas participaram do evento no Brasil.

Entre os exames oferecidos, estão teste de dependência à nicotina, teste de capacidade respiratória, teste de monóxido de carbono, pressão arterial e índice de massa corporal (IMC). Além disso, os participantes interessados em largar o vício poderão assistir a palestras sobre o tema, receber serviços de orientação e praticar atividades físicas.

Para estimular os fumantes a jogarem fora seus maços de cigarro, a partir desta sexta-feira, dia 9, uma imensa lixeira será colocada no Vale do Anhangabaú, seguindo o conceito da campanha “Joga Fora no Lixo”.

“Brasil Sem Cigarro”

A série “Brasil Sem Cigarro” que se encerra neste domingo, dia 11, no “Fantástico”, retrata a rotina de três personagens que decidiram deixar de fumar no dia 13 de novembro. Durante toda sua exibição, Dr. Drauzio Varella convoca os brasileiros a uma grande mobilização contra o cigarro. O médico acompanha a rotina dos três ex-fumantes, mostrando quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo trio e como fazer para superá-las. “A crise de abstinência é realmente difícil, uma sensação ruim, porque você fica ansioso. Fica faltando alguma coisa na sua vida, e não é psicológico. Mas, apesar de ser ruim nos primeiros dias, é algo suportável. Se você estiver realmente decidido, consegue ficar sem o cigarro”, explica o médico, ele próprio ex-fumante há mais de 20 anos.  

Segundo relatório do INCA de 2008, o Brasil tem 25 milhões de fumantes entre a população com mais de 15 anos. Além disso, o cigarro é a droga que mais vicia, porque provoca a síndrome de abstinência em minutos como nenhuma outra droga. “O usuário de cocaína, por exemplo, fuma e cheira e depois é capaz de passar um dia, uma semana sem usar a droga. Com o crackeiro acontece a mesma coisa: se você o tira de um lugar e o leva para outro, ele fica nervoso, agitado, mas aguenta horas e horas sem a droga. O fumante não”, esclarece Dr. Drauzio.

Agenda – Evento “Brasil sem Cigarro”

11/12

SESC Interlagos

Avenida Manuel Alves Soares, 1.100

Das 9h às 12h

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

João Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].
Veja mais ›