“Encontro com Fátima Bernardes” é o mais do mesmo enfeitado pela Globo

Estreia morna marca primeiro "Encontro com Fátima Bernardes"

“A Fátima que você conhece de um jeito que você nunca viu”. A Globo recorreu a um sentimento de “intimidade” para convidar os telespectadores a prestigiarem a estreia de Fátima Bernardes no comando do “Encontro”. Se a primeira impressão é a que fica, a senhora Bonner terá um longo caminho pela frente.

Analisar um programa por sua estreia é algo traiçoeiro. Senão injusto. Bernardes ficou seis meses fora do ar se preparando para tirar do papel um “sonho”. Após a estreia, a sensação que se tem é um misto de incompreensão com frustração. O “Encontro” chama atenção pelo cenário e equipe de profissionais competentes, mas peca pela falta de boas pautas. Começar falando sobre adoção, viagens e depilação é menosprezar um público que se dispôs a assistir a “amiga” Fátima. O programa, ouso dizer, é um “Casos de Família” intelectualizado, sem baixarias e personagens bizarros, sob o comando de uma jornalista que não precisa provar mais nada a ninguém. Mas neste caso, Fátima ficou em segundo plano.

A atração tem um ar muito elitista, algo que vem se tornando raro na grade da emissora, que busca estreitar seus laços com a Classe C. O “Encontro” não é uma revista eletrônica, muito menos um programa feminino, como se especulou por aí, mas sim, um reduto de histórias pinceladas com doses extras de emoção. E isso é ruim? Claro que não. Mas é pouco.

Em sua estreia, Bernardes alcançou 10 pontos de média, ante 7 do SBT e 6 da Record. Os números devem ser analisados com frieza, afinal a Globo passou a contar com um público que não costuma ligar a TV neste horário. Será que o freguês volta amanhã? Aparentemente, o SBT foi o maior beneficiado.

João Paulo Dell SantoJoão Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.
Veja mais ›