Eva Todor em “Salve Jorge” (2012), seu último papel na TV

Mesmo nascida na Hungria, foi no Brasil que Eva Todor começou a brilhar no cenário artístico, quando ainda criança tentou se tornar bailarina e não foi aceita por não falar bem o português.

Nesta quinta-feira (09), Dona Eva completa 98 anos de vida, com papéis inesquecíveis ao longo de sua trajetória. Nascida em Budapeste, Todor chegou ao Brasil com 10 anos de idade, ao lado dos pais, após a grande crise que assolou a Europa.

Apesar dos personagens dramáticos, foram os cômicos que revelaram a atriz para as telenovelas e filmes. A consagrada carreira na televisão permitiu a Eva participar de 21 trabalhos, entre folhetins, minisséries e especiais. Os destaques ficam por conta de “Locomotivas” (1977), “Top Model” (1989), “Hilda Furacão” (1998), “O Cravo e a Rosa” (2000) e “América” (2005).

A atriz segue afastada da televisão desde 2012 – quando foi escalada para o elenco de “Salve Jorge” – em decorrência do Parkinson, que a deixou reclusa em casa. Eva desejava interpretar seu último personagem em 2015, quando completou 40 anos de TV Globo e 80 de carreira no teatro, mas não foi possível devido à fragilidade.

Em 2007, com 87 anos, ela lançou um livro que narra histórias de sua carreira. Intitulado “O Teatro da Minha Vida”, a obra foi escrita por Maria Ângela de Jesus. Eva é divorciada e não tem filho.

Relembre alguns papéis marcantes de Eva Todor na televisão:

Saiba Mais:

Monstros Sagrados da TV: eles passaram dos 80 e continuam na ativa

Monstros Sagrados da TV: eles passaram dos 80 e se afastaram da mídia


Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!