Ex-aluno que processa Aguinaldo Silva reclama de ataques e faz desabafo: “O autor não plagiou nada”

Divulgação
O escritor Silvio Cerceau

Silvio Cerceau, o ex-aluno de Aguinaldo Silva que reivindica judicialmente a coautoria da sinopse de “O Sétimo Guardião”, falou com exclusividade ao RD1 sobre as motivações que o levaram a enfrentar um dos maiores autores de novelas do país. A acusação do escritor culminou no adiamento da trama para novembro de 2018 e trouxe diversos problemas para o dramaturgo.

“A decisão de se opor a situação é minha, exclusivamente minha, meus vinte e cinco colegas aceitaram todo procedimento e respeito a decisão deles sem criticá-los. E gostaria que respeitassem também a minha decisão. Não falo por eles, não represento eles, essa questão é minha. Só minha”, afirmou Silvio, que endossou que as denúncias se limitam à criação da sinopse, e não à trama que foi trabalhada nos últimos meses por Aguinaldo.

“Nós criamos em Petrópolis, na MasterClass 3, a sinopse da novela, a escaleta e o primeiro capítulo. Na sinopse se cria os personagens, perfis dos personagens… Então, ela é um mapeamento da novela. Estou reivindicando a coautoria da sinopse da novela e do primeiro capítulo e não da novela toda até porque eu não sou o autor da novela e não vou escrever a novela junto com Aguinaldo, são outras pessoas”, explicou.

Cerceau negou que esteja acusado Silva de copiar ideias dos alunos e disse que o autor omitiu a participação deles na criação da sinopse. “As pessoas têm que entender que não existe nada de plágio, Aguinaldo não plagiou nada, até mesmo por que ele trabalhou nessa sinopse também. Depois que terminou o curso, ele ficou um ano trabalhando nessa sinopse, que foi a que ele entregou para a Rede Globo. O que ocorreu foi que, ao invés dele entregar a sinopse como se fosse dos alunos e dele, ele entregou como se fosse só dele e também alterou o contrato que o Sylvio [Guerra, ex-advogado de Aguinaldo] refez, que era um contrato dentro da lei, alterou depois por dois termos, dos quais passa os direitos dessa novela pra Casa Aguinaldo Silva de Artes”, contou.

O escritor ainda denunciou ataques que vem recebendo de alguns de seus ex-colegas de curso. Segundo ele, essa situação lhe causou extrema tristeza, atrapalhando sua vida pessoal e profissional. “Venho recebendo indiretas do poderoso autor nas redes sociais disseminando o ódio contra minha pessoa. Eu não preciso mentir. Para que eu inventaria uma história dessa? O que quero são os meus direitos. Por que me negam esclarecimentos? Estou muito triste. Abalado emocionalmente. Reprimido”, revelou.

Silvio afirmou que “não é fácil questionar alguém como Aguinaldo Silva”. “Eu não chegaria a esse ponto se não tivesse todas as provas da minha coautoria na sinopse. O que vejo são meus planos e ideais destruídos. O que vejo são meus sonhos jogados pelo chão”, disse. Questionado se teme rejeição por parte do mercado, por peitar um autor da Globo, ele disse que não. “Sei que isso pode se tornar um obstáculo, mas sei da minha capacidade e meu dom”, completou.

Na última quarta-feira (4), o RD1 conversou com Victor Darmo, também aluno da MasterClass 3, que criticou a postura de Silvio e afirmou que integrantes do curso tiveram uma participação irrelevante na criação da sinopse. Para Silvio, seu ex-colega mentiu. “Nós escrevemos duas cenas apenas no primeiro capítulo. A sinopse, nós escrevemos todas. A sinopse oficial tem quase cem páginas, e destas quase cem páginas foram escritas pelos alunos. Se cada um tivesse escrito só duas cenas, ficamos fazendo o que em Petrópolis, batendo papo, passeando? Ele é mentiroso, puxa saco de Aguinaldo Silva e deu essa entrevista apenas para aparecer. Inclusive em conversa pessoal comigo, por WhatsApp, ele afirma que a sinopse é nossa”, disparou.

Cerceau contou que os alunos criaram, inclusive, o perfil de todos os 56 personagens da trama. “Aguinaldo dizia: ‘e aí como vamos contar essa história?’, e aí começamos a desenvolver essa sinopse que demorou praticamente seis aulas. No último dia de aula, nós já tínhamos feito tudo”, finalizou

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Daniel RibeiroDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].