Alcides Nogueira traz informações exclusivas de “Amor e Morte”, próxima novela das seis

Filho de médico escritor, Alcides Nogueira aprendeu a ler e escrever antes mesmo de ingressar nos colégios. Formado em Direito, com uma carreira consagrada no teatro e uma trajetória de êxito na TV, Tide – como é carinhosamente chamado pelos amigos – está atualmente envolvido com “Amor e Morte”, sua próxima novela. A trama, que passou por adiantamentos e alterações de sinopse, tem estreia prevista para o segundo semestre deste ano. Em entrevista exclusiva ao RD1, Alcides adianta detalhes da trama.

Confira o bate-papo:

RD1 – Em linhas gerais, do que se trata a sinopse de “Amor e Morte”?

Alcides Nogueira – “Amor e Morte” trata de histórias de amor que se entrecruzam, às vezes das maneiras mais inesperadas… É uma trama que começa em 1926 em Portugal e Brasil, e deve seguir até as vésperas da Revolução de 30.

RD1 – É sabido que a novela, então prevista para 2018, entra no ar agora no segundo semestre deste ano. De que forma este adiantamento afetou o seu trabalho?

Alcides Nogueira – Sim, realmente isso aconteceu. Mas, por sorte, eu já vinha escrevendo capítulos… Assim, claro que o tempo ficou mais curto, mas nada angustiante.

RD1 – Foi divulgado na imprensa que a ambientação, no final do século XIX, agora foi transferida para a década de 20, do século XX. Quais serão as principais alterações no roteiro, a partir desta mudança?

Alcides Nogueira – Silvio de Abreu acertou na mosca quando propôs a mudança de época. A novela tem tudo para ficar mais colorida, mais movimentada… O final dos anos 20 tem um glamour muito especial… Não tenho dúvida de que a trama saiu ganhando com essa mudança. Sem dúvida haverá muitas alterações. Não na estrutura das histórias, pois as de amor resistem ao tempo. Mas no contexto em que estão inseridas. Portugal e Brasil, na nova versão já são repúblicas, os escravos deram lugar aos imigrantes, as agitações políticas são mais intensas (em Portugal já se pavimenta o caminho para Salazar… e, no Brasil, Washington Luís preside uma república envelhecida, que abrirá caminho para Vargas). Já temos carros, telefone, as mulheres estão se liberando…

“Um Só Coração”, de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, também era ambientada na década de 20

RD1 – Quais nomes você gostaria de ter no elenco?

Alcides Nogueira – Isso ainda nem foi cogitado. Claro que tenho nomes em minha cabeça. Mas seria muito deselegante citar alguém, pois não se sabe quem estará disponível ou não. Fico devendo.

RD1 – Muito se fala sobre a autoria da novela, que seria dividida entre você e Bia Corrêa do Lago. Poderia elucidar essa questão para os nossos leitores?

Alcides Nogueira – Isso é muito simples. Bia Corrêa do Lago apresentou um argumento do Rubem Fonseca, pai dela, que foi aprovado. Mas a Globo precisava de um autor sênior para encabeçar o projeto. Pensaram em mim por conta da minha trajetória com novelas das 18 horas… E também por causa da familiaridade com novelas de época. Escrevi várias. Como colaborador do Walter Negrão, “Direito de Amar”; em parceria com Gilberto Braga, “Força de um Desejo”; “Ciranda de Pedra”; “Um Só Coração” e “JK” com Maria Adelaide Amaral… Aceitei ser o autor titular de “Amor e Morte” por três motivos: a história é muito bonita, Bia é uma parceira e tanto, e ter Jayme Monjardim na direção é um privilégio. Para que não reste dúvida alguma, os créditos são os seguintes: “Amor e Morte” (título provisório), novela de Alcides Nogueira, baseada em um argumento de Rubem Fonseca, escrita por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, com a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Bíbi Da Pieve, pesquisa de Yara Eleodora, direção-artística de Jayme Monjardim. É essa a esquipe.

RD1 – O que o público pode esperar de “Amor e Morte”?

Alcides Nogueira – Muitas histórias de amor, muitos mergulhos nos sentimentos humanos, humor, aventura…

“Força de um Desejo”, escrita por Alcides Nogueira em parceria com Gilberto Braga

Acompanhe muito mais na sua Rede Social preferida:

Instagram: @RD1Oficial

Twitter:   @RD1Oficial

Facebook: @RD1Oficial  


Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!