Fake News? “Fantástico” usa tuíte falso para atacar Donald Trump e dona do perfil se manifesta

Reprodução
Crítica a Donald Trump não poderia ter sido publicada no Twitter por um detalhe muito simples

O “Fantástico” do último domingo (23) usou uma publicação inexistente do Twitter para atacar Donald Trump após a exibição de uma reportagem sobre os escândalos recentes envolvendo o presidente dos Estados Unidos. A mensagem, supostamente publicada por uma pessoa chamada Amanda, chamou o político de “embuste de primeira” e questionou como há pessoas que “votam em alguém assim”.

O perfil usado, @Amanda, existe na rede social. É de uma internauta canadense, que não assistiu a revista eletrônica da Globo e muito menos usou o microblog para atacar Trump. A usuária passou a ser seguida por milhares de brasileiros, chegou a receber ataques de desconhecidos e se manifestou assustada: “Essa não sou eu”.

“Coisas que eu nunca pensei estar envolvida… Em uma notícia falsa com opositores de Donald Trump em um programa popular na TV brasileira”, escreveu. Os seguidores da jovem ficaram indignados com a exposição mentirosa de seu perfil. “A questão não é suportar os ataques a Trump, nós só queremos notícias reais”, tuitou um deles. “Globo é anti-Trump, sempre manipulando a opinião publica”, opinou outro.

A mensagem de @Amanda exibida no “Fantástico” nem poderia ter sido publicada no Twitter, afinal o texto contém 141 caracteres, 1 a mais do que é permitido pela rede social.

Veja a resposta de Amanda: 

AvatarDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.
Veja mais ›