O “Fantástico” do último domingo (23) usou uma publicação inexistente do Twitter para atacar Donald Trump após a exibição de uma reportagem sobre os escândalos recentes envolvendo o presidente dos Estados Unidos. A mensagem, supostamente publicada por uma pessoa chamada Amanda, chamou o político de “embuste de primeira” e questionou como há pessoas que “votam em alguém assim”.
O perfil usado, @Amanda, existe na rede social. É de uma internauta canadense, que não assistiu a revista eletrônica da Globo e muito menos usou o microblog para atacar Trump. A usuária passou a ser seguida por milhares de brasileiros, chegou a receber ataques de desconhecidos e se manifestou assustada: “Essa não sou eu”.
“Coisas que eu nunca pensei estar envolvida… Em uma notícia falsa com opositores de Donald Trump em um programa popular na TV brasileira”, escreveu. Os seguidores da jovem ficaram indignados com a exposição mentirosa de seu perfil. “A questão não é suportar os ataques a Trump, nós só queremos notícias reais”, tuitou um deles. “Globo é anti-Trump, sempre manipulando a opinião publica”, opinou outro.
A mensagem de @Amanda exibida no “Fantástico” nem poderia ter sido publicada no Twitter, afinal o texto contém 141 caracteres, 1 a mais do que é permitido pela rede social.
Veja a resposta de Amanda:
Things I never thought I’d be involved in… a fake news scandal with Trump supporters and a popular national Brazilian TV show. https://t.co/MceCXwaJoT
— Amanda Rose (@amanda) 25 de julho de 2017