Gilberto Braga surpreende ao revelar novela favorita

Gilberto Braga
Autor de clássicos como Dancin’ Days e Vale Tudo, Gilberto Braga revela sua novela favorita (Imagem: Divulgação / Leo Martins)

Gilberto Braga responde por muitos dos maiores sucessos da TV brasileira nestes 70 anos de atividade. Autor de clássicos como Escrava Isaura (1976), Dancin’ Days (1978), Anos Dourados (1986) e Vale Tudo (1988), Gilberto revelou, em entrevista ao jornal O Globo, qual a sua novela preferida – das escritas por ele. Para surpresa de fãs do gênero, o novelista elegeu Celebridade (2003) como favorita.

De um modo geral, todo mundo prefere ‘Vale Tudo’, mas eu, pessoalmente, gosto mais de ‘Celebridade’. Porque em ‘Vale Tudo’ eu ainda não tinha controle total, acho que todo mundo gosta de ter controle total sobre o que está fazendo. Eu não podia escolher as músicas na época, ‘Vale Tudo’ tinha música de que eu não gosto, ‘Dancin’ Days’ tinha músicas que eu detesto. ‘Celebridade’ foi a primeira vez que pude fazer tudo o que queria, fui produtor dos discos”, revelou Braga.

O autor também exaltou o desempenho da protagonista, Malu Mader, confidenciando a origem do nome dado à heroína, Maria Clara Diniz. “A Malu Mader estava muito bem como a Maria Clara Diniz. Foi uma homenagem a duas mulheres muito interessantes, a (escritora) Maria Clara Machado e a (atriz) Leila Diniz”, garantiu.

Na Globo desde a década de 1970, quando foi escalado para o núcleo de autores do projeto Caso Especial, Gilberto Braga deu ainda detalhes do processo de escrita de sua primeira novela na casa, Corrida do Ouro (1974): “[Daniel Filho, diretor] me perguntou: ‘Quer fazer a próxima novela das 19h’? Ele estava precisando de um autor para as 19h, porque o Lauro César Muniz tinha feito muito sucesso com uma novela chamada ‘Carinhoso’, com a Regina Duarte, e iria para o horário das 20h”.

Na época, eles estavam buscando alguém que revezasse com a Janete Clair, porque tudo dela dava certo, mas quem entrava depois não ia bem. Eles trocavam sempre de autor, e seria a vez do Lauro. Respondi que não poderia escrever uma novela porque eu nem tinha televisão […] O plano era que o Lauro escrevesse comigo 30 capítulos e depois eu continuasse, mas não deu certo”, admitiu.

Com ele, eu conseguia escrever seis capítulos por semana, e sozinho conseguia fazer uns quatro. A novela estava sempre atrasando e ia ao ar sem muita frente, foi uma confusão Fiz psicanálise para ver se ajudava, mas teve um momento em que eu resolvi parar e voltar a dar aulas de francês e a ser crítico de teatro. E aí a Janete, que via todas as novelas e era muito generosa, resolveu me ajudar”, destacou ele, a respeito da “usineira dos sonhos”, como Janete ficou conhecida.

Por fim, Gilberto voltou a falar sobre seu próximo trabalho, Feira das Vaidades: “Estou escrevendo a próxima novela das 18h, tomara que gostem É uma adaptação do livro ‘Vanity Fair’, passada no Rio dos anos 1920 e 30”. O autor divide a titularidade com Denise Bandeira; Maria Elisa Berredo, agora contratada por obra pela Globo, integra a equipe de colaboradores.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.