Gláucio Gomes não sabe como a comunidade evangélica será aceita pelos personagens de "Amor à Vida"
Gláucio Gomes não sabe como a comunidade evangélica será aceita pelos personagens de “Amor à Vida”

Nos últimos tempos, a Globo vem mudando sua postura diante dos evangélicos, que nas novelas sempre foram retratados como fanáticos e interesseiros. Nos próximos dias, “Amor à Vida” estreará o primeiro núcleo religioso de uma produção do horário nobre da emissora, e promete chamar atenção.

O ator Gláucio Gomes, que apareceu nos primeiros capítulos da história como o dono do bar em que Paloma (Paolla Oliveira) deu à luz, será o grande responsável pela quebra do tabu que por anos dominou as novelas globais. O personagem volta ao ar como o pastor Efigênio, e promete fortalecer a fé de vários personagens.

Em entrevista ao RD1, Gláucio contou a novidade e falou de que forma seu personagem pode desmascarar Félix (Mateus Solano), já que foi a única testemunha do roubo do bebê de Paloma. Confira:

Gláucio, você fez uma participação no primeiro capítulo da novela como o dono do bar onde Paloma (Paolla Oliveira) deu à luz. Você sabia que iria voltar à trama?

No início da novela, quando fui convidado, sabia que o personagem apareceria nos três primeiros capítulos e que muito provavelmente voltaria ao longo da trama, pois é o único que sabe que Félix esteve no bar e entrou no banheiro enquanto Paloma ainda estava lá com a criança, mas não sabíamos quando nem como ele retornaria. No final de julho, a Bruna Bueno [produtora de elenco da novela] me ligou dizendo que o Walcyr Carrasco estava escrevendo a volta do personagem. Eu já estava em outros trabalhos, no teatro e cinema, mas pude conciliar tudo e fiquei feliz de voltar à novela.

O que muda na história com a chegada do núcleo evangélico? Como os outros personagens vão reagir?

Ainda não sei como a comunidade evangélica será aceita no bairro, mas sei que alguns personagens, como a Gina (Carolina Kasting), por exemplo, se tornarão evangélicos.

Quais foram as orientações que você recebeu da equipe da trama? Foi noticiado que o autor Walcyr Carrasco pediu para abordar o tema com o maior respeito possível, isso procede?

A novela toda é feita com muito cuidado e seriedade, além disso, é normal o autor informar aos atores o tom do personagem ou das cenas nas rubricas do texto, e na rubrica da cena o autor nos pediu apenas que fossemos fiéis ao que estava escrito.

Efigênio volta à trama para evangelizar personagens
Efigênio volta à trama para evangelizar personagens

É uma quebra de tabu para a dramaturgia da Globo, que em várias ocasiões mostrou em suas novelas evangélicos preconceituosos ou fanáticos. Como você avalia essa nova postura da emissora?

As novelas de um modo geral são acusadas de apresentar apenas clichês da vida real. O clichê do médico, o clichê do jovem, o clichê da família, etc. E Isso acontece também quando são representadas pessoas religiosas. O que me parece é que “Amor à Vida” quer ir contra isso, quer mostrar o lado bom dos que tem fé e fugir do clichê do religioso interesseiro.

O Efigênio testemunhou a tentativa de homicídio de Félix (Mateus Solano), e pode incriminá-lo. Você acredita que a volta do personagem será a peça chave para que Paloma descubra do que o irmão foi capaz?

Não tenho dúvidas disso. Ele é quem pode dizer à Paloma que o irmão, que ela pensava ser seu amigo e aliado, na verdade deixou ela no banheiro para morrer e jogou a filha dela no lixo. Isso, a meu ver, destruiria todo o amor que ela sente pelo Félix.

Na sinopse original, Valdirene (Tatá Werneck) e Carlito (Anderson Di Rizzi) também se tornariam evangélicos. Você tem a informação se a volta de seu personagem mudará o rumo dos personagens?

Não tenho ideia do que acontecerá com os dois, só espero que eu possa contracenar muito com Elizabeth Savalla (Márcia) e Tata Werneck, atrizes fantásticas que eu admiro muito.

O personagem, agora pastor, falará sobre temas polêmicos na sociedade em seus cultos, como o casamento gay? 

Ainda não sei se serão abordados quaisquer temas no núcleo ou quais seriam eles. As cenas que me chegaram até agora não apontam para isso.

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!