Globo bate o martelo e A Favorita substitui O Clone no Vale a Pena Ver de Novo

Claudia Raia (Donatela) e Patrícia Pillar (Flora) em A Favorita; trama volta no Vale a Pena Ver de Novo (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

Depois de muito mistério e especulações, a Globo bateu o martelo sobre a substituta de O Clone no Vale a Pena Ver de Novo.

Clássico assinado por João Emanuel Carneiro, A Favorita (2008) volta à TV aberta no dia 16 de maio, quando terá seus primeiros capítulos colados nas emoções finais da história de Jade (Giovanna Antonelli).

A trama estrelada por Patrícia Pillar e Claudia Raia, como as icônicas Flora e Donatela, nunca foi reprisada na faixa em questão e era uma das mais pedidas pelos noveleiros de plantão.

Com a escolha, A Favorita desbanca outros dois títulos considerados fortes candidatos nos últimos tempos: Vale Tudo (1988) e Amor à Vida (2013). A primeira, um clássico, era vista como uma homenagem ao autor Gilberto Braga (1945-2021). Já a segunda, de Walcyr Carrasco, tem no humor um personagem de destaque.

O enredo de A Favorita

Ao longo de 197 capítulos, A Favorita acompanha as trajetórias de Donatela e Flora. As duas formavam uma dupla sertaneja de relativo sucesso até o casamento da primeira com Marcelo (Deco Mansilha / Flávio Tolezani). O filho dos milionários Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes) também se envolveu com a segunda, que engravidou.

O triângulo amoroso culminou em morte: Marcelo foi assassinado, Flora incriminada pela testemunha Cilene (Elizangela) e Donatela acabou assumindo a criação da filha que o marido teve fora do casamento.

Dezoito anos depois, Flora deixa a cadeia disposta tanto a provar sua inocência, quanto reencontrar Lara (Mariana Ximenes), até hoje sob os cuidados de Donatela. A narrativa planta a dúvida na cabeça do telespectador: qual das duas fala a verdade a respeito do crime?

A batalha de Faísca e Espoleta mobiliza peças importantes, como Irene, que nunca aceitou a esposa de Marcelo; Dodi (Murilo Benício), mau-caráter com quem Donatela se casou; e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), novo alvo de interesse amoroso das inimigas.

Com direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington, atual chefão do Entretenimento da Globo, A Favorita reúne nomes como Ary Fontoura, Cauã Reymond, Christine Fernandes, Cláudia Ohana, Deborah Secco, Fabrício Boliveira, Genézio de Barros, Gisele Fróes, Giulia Gam, Jackson Antunes, José Mayer, Juliana Paes, Lilia Cabral, Suzana Faini, Taís Araújo, Tarcísio Meira e Thiago Rodrigues, dentre outros.

Confira a primeira chamada da reprise de A Favorita:

João Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.