
O Ibope ganhará concorrente no Brasil e deixará de ser a única empresa a medir a audiência das emissoras de TV. Trata-se de uma das maiores instituições de pesquisa do mundo, a Nielsen. A gigante americana chega ao Brasil com a missão de ser uma opção a mais para as agências de publicidade.
O Instituto promete prazo de até dois meses, a partir do contrato assinado, para colocar a medição de audiência em vigor. O Ibope trata o anúncio com desdém, espalhando que se a concorrência chegar, vai demorar um ano para colocar o sistema em funcionamento.
A Globo, árdua defensora dos serviços do Ibope, acredita que não há espaço para dois institutos no mercado brasileiro. Segundo a coluna “Outro Canal”, o “descaso” da líder de audiência joga um balde de água fria nos planos da Nielsen, que apresentará ainda neste mês, em uma reunião com dirigentes de emissoras, os aparelhos e o método de aferição que pretende utilizar.
A emissora carioca avisa que ainda não foi procurada pela companhia americana, mas assim que o for, pretende analisar a proposta.