Globo se inspira no bicentenário da Independência para criar quatro séries

Mônica Sanches
Globo prepara novidades para programação, com reportagem de Mônica Sanches (Imagem: Divulgação)

A Globo vai se dedicar a um especial sobre o bicentenário da Independência do Brasil e tem preparado quatro séries distintas sobre o tema para exibir em sua programação.

As homenagens começam no Fantástico e vão passar pelo Jornal Nacional, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil.

A reportagem foi feita por Mônica Sanchez, que esteve em Cachoeira, na Bahia, onde foi gravada uma comemoração antecipada da data, celebrada em 25 de junho, junto com o carro do Caboclo, imagem que simboliza a Independência da Bahia.

A proposta para o Fantástico é mostrar o especial 1822 Independência, uma Conquista dos Brasileiros, trazendo as revoltas populares que eclodiram dentro desse processo.

A emissora informou que foram anos de pesquisa, além de quatro meses de filmagem em diferentes lugares do país e mais de 20 especialistas entrevistados.

Existe uma linha que passa por todas as séries: mostrar que a Independência foi um processo de vários anos, em que o 7 de setembro não é a data mais importante. Este processo teve participação popular, de gente de todas as camadas e de várias partes do país“, contou a repórter.

Há ainda outro mito de que a Independência foi pacífica. Isso não é verdade. Aconteceram muitas guerras pela independência“, completou.

Cidade baiana vai ser destaque em especial da Globo

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, foi destacada na reportagem, com presença de pesquisadores que falaram sobre a importância da região para a História do país.

“A gente desconstrói o 7 de setembro, no sentido de mostrar que a independência é um processo, que veio de revoltas populares. Começa na Inconfidência Mineira, na Conjuração Baiana… E teve morte, guerra e batalha, antes e depois dessa data“, contou Mônica.

E muitos negros se envolveram nessa luta, achando que dali sairia o fim da escravidão, muitos indígenas lutaram para ter a posse da terra. Vamos mostrar também a frustração que a independência traz para quem entrou nessa luta para defender suas causas“, concluiu.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Guinho SantosGuinho Santos
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.