Globo usa “Novo Mundo” para citar Impeachment e Lava Jato e criticar Michel Temer

Globo usa "Novo Mundo" para citar Impeachment, Lava Jato e criticar Michel Temer
Sebastião fez “delação recompensada” e denunciou Thomas em “Novo Mundo”

Os autores de “Novo Mundo” estão aproveitando a trama política da novela para fazer críticas ao cenário atual do Brasil. Nas últimas semanas, diversas cenas que envolvem Dom Pedro (Caio Castro) fizeram referências explícitas ao presidente Michel Temer e à Operação Lava Jato.

Na semana passada, por exemplo, durante uma confraternização após Joaquim (Chay Suede) descobrir que era irmão do príncipe, foi feita uma referência ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. O namorado de Anna (Isabelle Drummond) brincou que daria um “golpe” de estado no reino para assumir o trono. “Fora Pedro”, brincou o mocinho.

Outra referência foi ao presidente Michel Temer (PMDB). Nesta semana, Leopoldina (Letícia Colin) e Pedro conversavam sobre a independência do Brasil. “Basta de temer. Precisamos inaugurar um novo tempo para o Brasil”, disse a princesa. “Tens razão, meu amor. Chega de temer”, completou o príncipe.

Já no capítulo desta quinta-feira (31), foi feita uma referência às delações premiadas da Lava Jato. Sebastião Quirino (Roberto Cordovani) aceitou fazer um acordo de “delação recompensada” e denunciou Thomas (Gabriel Braga Nunes).

Nos últimos meses, a Globo tem se mostrado claramente como um veículo de oposição ao governo atual. A emissora não poupa denúncias ao Palácio do Planalto nos telejornais e faz vista grossa para as críticas políticas proferidas pelos artistas da casa.

______________________________________________________

Henrique Brinco é formado em jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), de Salvador. Escreve sobre mídia e cultura pop há nove anos em grandes veículos de comunicação, com passagens pela Rede Record de Televisão e Rede Bahia (afiliada na Rede Globo na capital baiana). No RD1, assina o blog Por Trás da Mídia e é o responsável pela editoria de Famosos.

Envie ideias, críticas e sugestões de pauta para o e-mail brinco@rd1audiencia.com
______________________________________________________

CONTINUE LENDO →

Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. Foi por cerca de dois anos editor-chefe do site Varela Notícias, de Raimundo Varela, apresentador da Record Itapoan. Já foi colunista do RD1 anteriormente, por seis anos. Atualmente é repórter de política do jornal Tribuna da Bahia e do site BNews.

ALERTAS GRATUITOS