Historiador nega affair com Dilma e brinca: “Vamos nos casar”

Historiador nega affair com Dilma e brinca: "Vamos nos casar"
James Green está escrevendo livro sobre ex-combatente da ditadura militar.

O historiador James Green colocou um ponto final das especulações em torno de um suposto affair com a ex-presidente Dilma Rousseff. O caso virou notícia aqui no RD1 após informações repassadas por fontes próximas ao acadêmico nos Estados Unidos e ganhou ampla repercussão nacional e internacional.

James é pesquisador de história latino-americana na Brown University, uma das mais conceituadas do mundo. Ele conversou com a reportagem da Revista Piauí e ironizou o caso: “Não ouviu a boa notícia? Eu e Dilma vamos nos casar!”. O site nunca afirmou que os dois iriam se casar.

“Sabe que a gente realmente se deu muito bem? Ela é tão inteligente, a gente teve conversas maravilhosas. Ela conhece melhor os impressionistas franceses do que eu, e olha que eu conheço bem”, complementou. A dupla se conheceu em junho do ano passado, em um encontro com historiadores que se posicionavam contra o impeachment.

Green confirmou que circulou com Dilma por diversos pontos de Nova York, mas considerou a especulação sobre o affair uma “bobagem”: “Mas é claro que estávamos inseparáveis, eu estava ajudando a organizar as palestras, passei vários dias como o intérprete dela”.

O historiador lançará em breve um livro sobre Herbert Daniel, um ex-combatente da ditadura, e entrevistou a ex-presidente para a publicação: “Já que eu estou pesquisando esse livro há oito anos, conheço até detalhes que Dilma nem lembrava mais. […] Ela falava: ‘Você conhece melhor minha vida em 1969 do que eu!’”.

O pesquisador também vê “misoginia” em torno da história. “O curioso sobre esse boato [do namoro] é que reflete toda a misoginia que ronda a Dilma. Tem a percepção de que uma mulher não pode ser livre e independente, que ela tem que ter sempre algum homem para apoiá-la. Daí quando ela aparece com qualquer pessoa, surge essa especulação imediata sobre um relacionamento romântico, se ela vai casar”, alfinetou.

James Green disse que “não tem ideia” de quem repassou a informação ao RD1. “Ah, vai, é ridículo”. Ainda na entrevista para a Piauí, o historiador revelou que é casado com Moshe Sluhovky, há 24 anos.

Henrique BrincoHenrique Brinco
Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. É colaborador do RD1 desde 2012, onde já foi responsável pela editoria de Famosos e autor da coluna Por Trás da Mídia. É fã número 1 de reality shows. Fala besteira no Twitter (@brinco) o dia todo também!
Veja mais ›