Jair, de Brasília, “manda” pergunta para a Globo e dá o que falar

COMPARTILHE
Com Márcio Gomes, Globo reage após pergunta de Bolsonaro em discurso na TV (Imagem: Reprodução / Globo)

O Combate ao Coronavírus, na Globo, desta quarta-feira (25), reservou vários minutos do seu tempo ao discurso polêmico feito pelo presidente Jair Bolsonaro ontem (24). Contra as recomendações das autoridades de saúde do país e do exterior, o “capitão” pediu o fim do confinamento em meio à pandemia do Covid-19. No comando do programa, Márcio Gomes resgatou uma pergunta do político durante sua fala na TV: “Porque fechar as escolas?”.

No início do programa, o apresentador chamou o trecho da pergunta do Chefe do Executivo: “Vamos voltar para a essência desse programa: tirar dúvidas, responder perguntas sobre o coronavírus com os nossos entrevistados que estão aqui na bancada. E a primeira pergunta de hoje já foi feita pelo próprio presidente Jair Bolsonaro no pronunciamento de ontem”.

“O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas?”, questionou Bolsonaro em seu discurso em cadeia de rádio e TV.

Visivelmente chocado com a postura do presidente, o Infectologista Sérgio Cimerman respondeu: “Na verdade, a gente tem que fechar não só escola, como tudo… comércio, para evitar aglomeração e fazer com que a gente tenha o achatamento da curva do número de casos”.

“Mas especificamente em cima da pergunta do presidente: se a doença atinge com mais gravidade os mais velhos, por que deixar as crianças isoladas também?”, insistiu Márcio. “Não é só os mais velhos. Os idosos são o grupo de maior risco, como são também as pessoas que tem comorbidades como hipertensão, diabetes, doença cardiovascular, neoplasia, pacientes transplantados, isso é um ponto”, explicou o médico.

Ao contrário de Bolsonaro ontem, Cimerman levantou dados sobre a pandemia. “Dados levantados pelo CDC americano (Centro de Controle de Doença), o que ele mostra? Entre 20 e 54 anos, nós temos 38% de hospitalização. Esse é um número que a gente não deixa para trás. Pode ser que mate mais, que vai ter maior letalidade no grupo de idosos de comorbidades, mas isso independe. Nós estamos vivenciando em nossos hospitais, sobretudo em SP e Rio, morte de pessoas jovens também, além dos idosos”, argumentou.

Irônico, o jornalista da Globo voltou na pergunta de Bolsonaro. “Desculpe insistir. A pergunta do Jair, de Brasília, é muito importante. Ele pergunta o porquê as crianças tem ficar isoladas. Elas não estão no grupo de 20 a 44 anos”, observou.

O convidado explicou o motivo do confinamento das crianças. “Porque elas podem ser portadoras assintomáticas e podem levar a transmissão. Nós estamos vivendo um momento de transmissão comunitária. A gente não vive aqueles primeiros casos, quando a gente tem transmissão comunitária, nós temos uma transmissão ampla”, enfatizou.

O profissional ressaltou os números já atingidos no país: “Veja o número de casos que nós temos no Brasil, diariamente, está se triplicando, e consequentemente isso vai levar o número de óbitos na frente. Praticamente não morrem [as crianças], mas elas são carreadoras da doença. Então você não pode abrir as escolas. A gente tem que fazer o confinamento para todo mundo, de forma ampla e irrestrita”.

No final, Cimerman fez um pedido direito aos telespectadores. “Eu queria fazer um apelo à população: por favor, fiquem em casa. É importante. Independentemente do que alguém fale, confie nos médicos do Brasil. Nós estamos trabalhando por vocês. Acreditem. E nós vamos passar sempre informações verdadeiros. Não acreditem em fake news, acreditem em nós, por favor”, implorou.

Confira:

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e escreve semanalmente para a coluna Você Sabia?. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.

Leave a Comment

Últimas Notícias

  • Fina Estampa
  • Resumos das Novelas

Resumo da novela Fina Estampa – Segunda-feira, 08/06/2020

NOVELA DAS NOVE ➤SAIBA MAIS

3 horas atrás
  • Lívia Andrade

Lívia Andrade aparece com decote cavado em pose sensual e fãs reagem

PLENA, MARAVILHOSA E PODEROSA ➤SAIBA MAIS

4 horas atrás
  • Famosos

Biah Rodrigues mostra fotos do parto e revela medo

MOMENTO ESPECIAL E DE FÉ ➤SAIBA MAIS

4 horas atrás