“Jornal da Record” registra queda de 13% no Ibope

Desde 2009, a emissora de Edir Macedo mostra-se estagnada no Ibope. O “Jornal da Record”, atualmente apresentado por Celso Freitas e Ana Paula Padrão, é um dos casos mais explícitos do declínio do canal.

Só em 2011, o “JR” perdeu 13% de audiência de janeiro a setembro, passando de 8,3 para 7,2 pontos na Grande São Paulo. A queda é maior quando comparada com março, período em que o noticiário cravou 9,3 pontos de média.

Se voltarmos um pouco mais atrás, em 2009, “fase de ouro” da emissora, quando frequentemente ameaçava a Globo, a queda é ainda mais acentuada. O “Jornal da Record”, por exemplo, cravava, naquele ano, médias entre 12 e 14 pontos. Ultimamente, o principal telejornal da Record tem oscilado entre 6 e 8 pontos na capital paulista.

Enquanto o “JR” perde público, seu principal concorrente, o “JN”, assegurou um “fortalecimento” em seus índices nos últimos tempos. O telejornal apresentado por William Bonner e Fátima Bernardes tem oscilado entre 33 e 35 pontos na Grande São Paulo.

Um dos principais responsáveis pela queda do “Jornal da Record” é o SBT. A emissora de Silvio Santos concentra na faixa das 20h15 alguns dos poucos acertos dos últimos anos, realitys como “Qual é o Seu Talento?”, “Se Ela Dança Eu Danço” e “Aventura Selvagem” atingem ou se aproximam com frequência da vice-liderança.

CONTINUE LENDO →

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.