Jornal Nacional surpreende e destaca polêmica envolvendo Monark

Monark
William Bonner noticiou o caso envolvendo Monark (Imagem: Reprodução – Globo – YouTube / Montagem – RD1)

O Jornal Nacional, da Globo, surpreendeu o seu público, nesta terça-feira (8), ao destacar as falas do agora ex-apresentador do Flow Podcast, Monark, sobre a criação de um partido nazista no Brasil.

No telejornal, Renata Vasconcellos e William Bonner lembraram das falas do podcaster e também dos deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) – que apoiou o anfitrião – e Tabata Amaral (PSB-SP) – que reagiu.

“O procurador-geral da República, Augusto Aras, mandou investigar o possível cometimento de crime de apologia do nazismo pelo deputado federal Kim Kataguiri, do Democratas, e pelo apresentador do podcast Flow, Bruno Aiub, que usa o nome de Monark”, declarou a âncora.

A jornalista ainda ressaltou: “Em uma transmissão do podcast, o apresentador provocou perplexidade e revolta ao dar uma demonstração explícita de antisemitismo. Ele disse que deveria existir um partido nazista no Brasil e defendeu, palavras dele, ‘o direito de ser antijudeu'”.

“Já o deputado Kim Kataguiri disse que foi um erro a Alemanha ter criminalizado o partido nazista”, comentou Renata Vasconcellos.

William Bonner lembrou das reações de Tabata Amaral aos comentários de Monark e de Kim durante o programa Flow.

“A também deputada Tábata Amaral, do PSB, participava do programa e reagiu aos comentários. Ela disse que o nazismo é contra a população judaica, que essa comunidade até hoje tem que se preocupar com sua segurança, porque recebe ameaças. Tábata Amaral afirmou ainda que a liberdade de expressão termina onde a sua expressão põe em risco a vida do outro”, disse o âncora.

Renata completou: “As falas do deputado Kataguiri e do apresentador Aiub provocaram protestos de entidades judaicas. Nas redes sociais, milhares de postagens reverberaram a indignação com as declarações antissemitas”.

Flow decide desligar Monark

O programa, em seu perfil do Instagram, decidiu anunciar o desligamento do youtuber, após a treta que rendeu assunto.

“O Flow Podcast surgiu de um sentimento de liberdade, pluralidade e transparência. Com isso, carregamos a responsabilidade de nos conectar com milhões de pessoas e é inevitável que grandes decisões exijam grandes responsabilidades”, disse a página, nesta terça (8).

A nota ainda afirmou: “Reforçamos o nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi tirado do ar. Comunicamos também a decisão que, a partir deste momento, o youtuber Bruno Aiub @Monark está desligado dos Estúdios Flow“.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]