Justiça pede mudança de horário ou conteúdo de “O Tempo Não Para”

Duh Secco - 14/12/2018
COMPARTILHE
A família Sabino Machado, de “O Tempo Não Para”; novela está na mira da Justiça (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo enfrenta, outra vez, problemas com o Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais. O procurador Fernando de Almeida Martins recomendou a mudança de horário ou a edição de conteúdo de “O Tempo Não Para”, novela de Mário Teixeira em exibição às 19h.

O MPF orienta a Globo a exibir o folhetim após às 20h, faixa adequada à classificação indicativa da trama, “imprópria para menores de 12 anos”. A informação, porém, contradiz a tomada de decisão do Supremo Tribunal Federal, em agosto de 2016, quando ficou determinado que a classificação de um produto não mais ficaria restrita às faixas horárias; cabe à emissora apenas informar o público sobre a recomendação.

A decisão do MPF-MG baseia-se na Portaria de número 1.189, de 3 de agosto deste ano, que estabelece o período de 6h às 20h como “faixa de proteção infanto-juvenil”, o que deve compreender, na TV aberta, apenas obras classificadas como “livre” ou “não recomendada para menores de 10 anos”.

Foi usando desta mesma Portaria que o procurador Fernando de Almeida Martins, do mesmo MPF-MG, questionou a reapresentação de “Belíssima”, também “imprópria para menores de 12 anos”, em “Vale a Pena Ver de Novo”. A ação civil, no caso de “Belíssima”, prevê indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 14,8 milhões, revertida pra o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente.

“O Tempo Não Para” retrata a trajetória dos Sabino Machado, clã que passou cerca de 130 anos congelado. A família e seus agregados despertam em 2018, tendo de lidar com choques culturais, estabelecidos, especialmente, a partir do romance de Marocas (Juliana Paiva), mocinha do século XIX, e do moderninho Samuca (Nicolas Prattes).

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

Deixe sua opinião!