Mario Sergio Conti
Um dos mais antigos programas de entrevistas da tevê brasileira, o Roda Viva, da TV Cultura, volta ao ar ao vivo, nesta segunda-feira (17/10), a partir das 22h, com uma série de novidades.
O jornalista Mario Sergio Conti mediará a atração e terá a companhia de seis entrevistadores, que mudarão a cada semana, de acordo com a área de atuação do entrevistado. Além disso, a bancada ainda terá três twiteiros, estudantes universitários e convidados.
A expectativa de Conti nesta nova fase do Roda Viva é, acima de tudo, fazer um bom trabalho jornalístico. “Vou levar para o programa o que aprendi na imprensa escrita e no rádio, no Brasil e no exterior”, garante.
Conti foi diretor das revistas Veja e do Jornal do Brasil; escreveu o livro Notícias do Planalto sobre o relacionamento da imprensa no Governo Collor; atuou como correspondente da Rádio Bandeirantes em Paris e, atualmente, dirige a revista Piauí, publicação para a qual passará a escrever como repórter a partir de janeiro de 2012, cargo que manterá juntamente com a apresentação do Roda Viva.
Interatividade
O cenário, recriado por Daniela Thomas e Felipe Tassara, volta ao formato de arena. Em tom branco, conta com dois “andares”, em que ficarão o apresentador, os entrevistadores, convidados, twitteiros e o cartunista Paulo Caruso. Já o entrevistado ficará no centro da roda, posicionado em degrau inferior ao dos entrevistadores.
A interatividade é outra aposta nessa nova fase do Roda Viva. O público poderá enviar, em tempo real (e também antecipadamente pelo site do programa – www.cmais.com.br/rodaviva), comentários, opiniões e perguntas para o entrevistado. Além disso, poderá acompanhar, no Portal CMais, uma transmissão interativa, com câmeras alternativas, que vão mostrar o trabalho do cartunista Paulo Caruso e a entrevista exibida pela TV Cultura. As discussões via Twitter também ganham força na atração, graças à participação de três twiteiros que irão compor a bancada e, claro, dos internautas do Brasil e de outros países.
Antes de cada edição, o telespectador acompanhará um making of mostrando desde o momento da chegada do convidado à TV Cultura, todos os seus passos dentro da emissora, até os instantes que antecedem o início das gravações.
Estreia
No programa de estreia, o Roda Viva recebe um nome que marcou a história do país: Cabo Anselmo. O ex-militar liderou o protesto dos marinheiros, que resultou no golpe militar no Brasil. Preso em 1964, exilou-se em Cuba. Retornou depois para continuar sua militância. Coopitado pelos órgãos de segurança, tornou-se agente duplo. Sua atuação foi decisiva para desbaratar os grupos de guerrilha urbana. Marcado como delator, até hoje vive sem documentos – é um cidadão clandestino.
A bancada de entrevistadores será formada por Mônica Bergamo (colunista da Folha de S. Paulo), Fausto Macedo (repórter de Política do O Estado de S. Paulo), Fernando Barros e Silva (jornalista), José Renato Nalini (desembargador do Tribunal de Justiça), Hugo Studart (jornalista e historiador da Universidade de Brasília) e Jorge Serrão (editor-chefe do blog Alerta Total).