Mesmo com futebol em baixa, Globo deve faturar R$ 2 bilhões em 2012

Em contramão à queda dos índices de audiência do Campeonato Brasileiro, a cota de patrocínio do futebol subiu 123% em sete anos na Globo.

Dados obtidos pela coluna “Ooops!”, do F5, mostram que a emissora perdeu 1 em cada 5 telespectadores em dez anos na Grande São Paulo, uma queda de 20%. Estima-se que em 2012, somente com o futebol, a Globo vai faturar R$ 2 bilhões. Isso sem contar com outros eventos e modalidades esportivas, como vôlei, Fórmula 1 e o recém-adquirido UFC.

Com a venda de seis cotas master de publicidade, o canal carioca já garantiu para o ano que vem R$ 1,044 bilhão. Cada cota sai pela bagatela de R$ 174 milhões. Em 2005, por exemplo, cada cota saia por R$ 78 milhões. Isso sem falar no pay per view, que deve contribuir com mais R$ 1 bilhão de lucro. Ano passado, o faturamento com PPV passou de R$ 700 milhões.

Confira a audiência do futebol na Globo, em média e share (porcentagem de televisores ligados). Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo:

2001 – 26.2 / 45.1%

2002 – 25.2 / 45.3%

2003 – 23.9 / 44.2%

2004 – 25.5 / 45.0%

2005 – 27.5 / 47.2%

2006 – 26.2 / 44.8%

2007 – 22.1 / 40.3%

2008 – 20.0 / 35.5%

2009 – 23.2 / 41.1%

2010 – 20.9 / 37.2%

2011 – 21.1 / 37.4%

Confira a evolução do valor das cotas de patrocínio:

2005 – R$ 78 milhões

2006 – R$ 86 milhões

2007 – R$ 97.4 milhões

2008 – R$ 105 milhões

2009 – R$ 121 milhões

2010 – R$ 116 milhões

2011 – R$ 134 milhões

2012 – R$ 174 milhões

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

João Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].
Veja mais ›