MJ multa o SBT por publicidade infantil disfarçada

Programas infantis do SBT na mira do MJ

O Ministério da Justiça publica nesta terça (11), no Diário Oficial da União, uma multa administrativa contra o SBT no valor de 1 milhão de reais por publicidade infantil disfarçada.

De acordo com a denúncia, o canal se utiliza de programas infantis, como o “Bom Dia & Cia”, para fazer o chamado merchandising durante as brincadeiras.

A publicidade disfarçada acontece quando os apresentadores anunciam a marca dos prêmios em vez dos nomes dos produtos. Mas atenção, o merchan é autorizado desde que a técnica seja facilmente percebida como publicitária.

O Ministério Público Federal, após avaliar programas infantis exibidos pela emissora de Silvio Santos, classificou a prática como ilegal. Segundo o órgão, o abuso contra a criança fica mais explícito quando a apresentadora infantil avaliza os produtos que o anunciante lhe paga para confundir, enganar e trair a confiança dos pequenos.

Com informações do jornalista Maurício Stycer.

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João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.