Morre, aos 88 anos, Vida Alves, atriz que deu o primeiro beijo da TV brasileira

Persona_Vida Alves_Foto Jair Magri (122) (1)
A atriz Vida Alves em entrevista ao “Persona em Foco”, da TV Cultura

Faleceu na noite desta terça-feira (3), às 22h30, a atriz Vida Alves, de 88 anos. Pioneira da TV, Vida estava internada há uma semana e sofreu falência múltipla dos órgãos, segundo informações preliminares.

Advogada, apresentadora e atriz, Alves foi a primeira mocinha da TV brasileira, protagonizando ao lado de Walter Foster a primeira novela (na época com duas exibições semanais) da Tupi, “Sua Vida me Pertence”. Foi nesta obra que protagonizou também o primeiro beijo da TV. Anos depois, em 1963, também deu o primeiro beijo gay da televisão, em Geórgia Gomide, no teleteatro “Calúnia”, exibido dentro da faixa “TV de Vanguarda”, na Tupi.

Desde 1995, Vida Alves se dedicava à Pró-TV, associação que visa preservar a memória da televisão. Dentre as ações neste sentido, está o lançamento da biografia de Otávio e Cassiano Gabus Mendes, “Gabus Mendes – Grandes Mestres do Rádio e Televisão”, escrita por Elmo Francfort, com textos complementares escritos por Vida, que também escreveu obras sobre os bastidores da TV e sua participação neste meio.

Vida Alves deixa uma filha, Taís. A pioneira também era avó da cantora Tiê, que se manifestou a respeito da perda via Instagram (veja abaixo). O sepultamento será às 16h, no Cemitério do Araçá, São Paulo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.