A atriz Neuza Amaral em cena de “Bravo”; trama contou com imagens de cirurgia da atriz na “vida real”.
A atriz Neuza Amaral em cena de “Bravo”; trama contou com imagens de cirurgia da atriz na “vida real”

Faleceu nesta quarta-feira (19), aos 86 anos, a atriz Neuza Amaral. Presença constante nas novelas da Globo dos anos 70 e 80, Neuza estava internada desde sábado (15), após ter sofrido uma embolia pulmonar. Ausente da TV desde “Pé na Jaca” (2006), Neuza Amaral deixa um filho, Philipe, e dois netos – sua obra, construída em 60 anos de carreira, inclui 20 longas-metragens e 16 peças de teatro.

Presente em produções da Tupi e Excelsior desde a década de 50, Neuza Amaral migrou para a Globo em 1967, em “A Sombra de Rebecca”, parcialmente escrita por Janete Clair, de quem foi parceira em “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Fogo Sobre Terra” – um de seus trabalhos mais marcantes – e “Bravo”, trama na qual sua personagem (a vilã Fabiana) enfrentava uma cirurgia de emergência; a sequência envolveu cenas reais de Neuza, então submetida a um procedimento estético.

Bissexta nos anos 90 (quando foi vereadora pelo Rio de Janeiro) e 2000, a atriz é pouco conhecida de noveleiros mais novos; entretanto, é possível compreender sua importância através da escalação de “pratas da casa” para remakes das novelas em que trabalhou e personagens que viveu: foi a Bruna, de “Plumas & Paetês”, defendida por Giulia Gam no remake “Ti Ti Ti”; também Emerenciana, em “Cabocla”, posteriormente interpretada por Patrícia Pillar.

A reprise de “Senhora do Destino”, em “Vale a Pena Ver de Novo”, possibilitou que o público conferisse outra vez o trabalho de Neuza Amaral, numa participação no primeiro capítulo como dona de uma maison. Ela também atuou na primeira telenovela diária do Brasil, “2-5499 Ocupado (1963), na Excelsior. Em 2008, contou sua trajetória na autobiografia “Deixa Comigo”, de quando dormia no chão envolvida em jornais, ainda criança, ao apreço pela leitura.


Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Não serão aceitos comentários preconceituosos, que façam propaganda e/ou spam de qualquer tipo. Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo ;)