MP do Futebol assinada por Bolsonaro é adiada por 60 dias

Bolsonaro
MP de Bolsonaro contra a Globo ganha fôlego em Brasília (Imagem: Divulgação / Globo)

Presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) prorrogou por mais 60 dias a MP 984, medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que complicou a vida da Globo na relação com os clubes. A atitude já era esperada pela emissora, pelos clubes e pelo governo federal.

A decisão do senador foi tomada na última sexta-feira (14), porque terminou na segunda-feira (17) o primeiro prazo para as discussões no Congresso sobre a MP. Foi o primeiro movimento de Brasília sobre o assunto em 45 dias. Desde a assinatura do presidente, o processo estava paralisado.

Segundo o UOL Esporte, os políticos avaliam que existem outros temas mais importantes em pauta no Congresso Nacional. Mesmo com a pressão dos principais clubes, que pende para que torcedores e aliados façam campanha, a chama MP do Flamengo não deve virar lei.

Desde a decisão de Bolsonaro, em junho, a Globo foi a maior prejudicada: enfrentou Flamengo, Athletico-PR e a Turner na Justiça. No início de julho, um grupo de 16 clubes da Série A demonstrou apoio à MP 984: Corinthians, Goiás, Vasco, Santos, Internacional, Bahia, Palmeiras, Ceará, Fortaleza, Sport, Athletico, Coritiba, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Atlético-GO e Flamengo.

No manifesto, os times disseram que “o torcedor é diretamente beneficiado” e que “a MP acaba com os ‘apagões'”, assim chamado os jogos sem nenhuma transmissão, “que ocorriam quando um canal tem o direito de um time e outro canal tinha o direito do outro”.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›