Não adianta reclamar: a tendência é o sensacionalismo ganhar mais espaço na TV

Gugu_estreia
Assassinos são os ingredientes principais do “Programa do Gugu”

Gugu tem sido criticado pelas entrevistas com criminosos, assim como Ratinho foi ‘apedrejado’ no passado em razão de um bate-papo com Guilherme de Pádua. Falar com assassinos, porém, não é exclusividade do entretenimento, afinal, “Fantástico” e “Domingo Espetacular” já abriram espaço para as mesmas figuras e fizeram barulho em razão da exclusividade em pautas do tipo.

Até Ana Maria Braga recebeu Fernanda Gomes de Castro — também envolvida no “caso goleiro Bruno” — para tomar um cafézinho no “Mais Você”. Lembram? Sim, criminosos não são estrelas, mas o público tem curiosidade em saber sobre tais assuntos. Não por acaso, coberturas sensacionalistas fazem a alegria de diversos canais. Justamente para não ficar atrás, a Globo mudou sua programação e agora vai das 5 às 14h com atrações que podem facilmente explorar coberturas de acontecimentos urgentes.

A tendência para a TV não é cada vez mais focar no ao vivo? Está errado quem pensa que os programas em tempo real ficarão discutindo sobre a alta no preço da batata ou se Xuxa fará sucesso na Record. Os canais vão oferecer exatamente esse tipo de conteúdo que é criticado mas que rende audiência e, atualmente, também fatura.

A coluna não está defendendo Gugu e muito menos dizendo que o sensacionalismo é algo bom. Trata-se de uma constatação, afinal, a Classificação Indicativa permite que os informativos explorem o mundo cão ad-nauseam em qualquer hora do dia enquanto a dramaturgia nada pode. Existem alternativas: Silvio Santos disse que somente assiste às atrações da Netflix, enquanto Edir Macedo pede aos fiéis da Universal que desliguem o televisor.

Em resumo, quem está reclamando, viu os programas para tal, ou seja, também deu audiência. Enquanto os resultados forem positivos e as abordagens estiverem permitidas, chorar não irá adiantar.

Cabe destacar, a coluna prefere manter o televisor desligado e passa longe do sensacionalismo.

_____________________________________________

Endrigo Annyston é editor-chefe do RD1. Jornalista desde 2006, escreve sobre TV há quinze anos, tendo passado por alguns dos mais importantes sites do segmento. Ele é também autor do blog Cena Aberta (clique aqui e visite), um dos pioneiros em blogagem no país. Fale comigo: [email protected]

_____________________________________________

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Álvaro PenerottiÁlvaro Penerotti
Álvaro Penerotti sempre foi bastante engajado a tudo que envolve o mundo da TV e Famosos. Com intensa vivência na área de jornalismo e mídias sociais, já trabalhou em rádio e também em importantes veículos de comunicação na web. Pode ser encontrado nas redes sociais por meio do @AlvaroPenerotti.