O vexame da Seleção Brasileira masculina de futebol na Olimpíada do Rio de Janeiro está preocupando os anunciantes, principalmente por causa do capitão do time do Brasil.
Um levantamento feito pela Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, apontou que Neymar é o atleta olímpico que mais aparece em propagandas nas emissoras abertas – Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!.
Do início do ano até julho, o jogador surgiu em 2.258 campanhas de sete marcas diferentes. O nadador paralímpico Daniel Dias, o jogador de vôlei Serginho, Marcos Vinicius Dalmeida, do Tiro com Arco, a judoca Mayra Aguiar, a ginasta Flavia Saraiva, a judoca Sarah Menezes, a velocista paralímpica Terezinha Guilhermina, o atleta da canoagem paralímpica Fernando Fernandes, e Fabiana Murer, do salto com vara, completam a lista.
Entre as companhias que decidiram investir em Neymar está uma rede farmacêutica, que desembolsou cerca de R$ 5 milhões para ter o ex de Bruna Marquezine como garoto propaganda.
Segundo Keila Jimenez, o desempenho do craque nos jogos olímpicos está frustrando os anunciantes, que investiram pesado no atacante do Barcelona. Com a péssima campanha da Seleção Brasileira, as marcas que apostaram em Neymar estão insatisfeitas com o resultado, revendo suas receitas.