No GNT, Sabrina Sato transforma a vida das pessoas no reality Desapegue Se For Capaz

Sabrina Sato
Sabrina Sato transforma a casa e a vida das pessoas no reality inédito Desapegue Se For Capaz, do GNT (Imagem: Divulgação)

Uma oportunidade de recomeçar é a proposta do reality inédito do GNT, Desapegue Se For Capaz, apresentado por Sabrina Sato e com data de estreia marcada para o dia 6 de maio, às 21h45.

No programa, famílias que tiveram suas vidas afetadas pelo acúmulo de objetos e pela bagunça em suas casas enfrentam o desafio do desapego.

A apresentadora tem uma experiência pessoal de acúmulo na família e, ao longo de dez episódios, Sabrina conta com a ajuda da personal organizer Micaela Góes e da arquiteta Gabriela de Matos para provocar uma transformação na vida dos participantes, por meio da reorganização, decoração e arrumação completa dos seus lares, seguindo princípios como consumo consciente e descarte responsável.

“O programa nos traz uma reflexão importante de como o desapego pode ser tornar difícil quando existe o lado emocional. Mas também como é válido exercitar consumo sustentável e responsável. Ao longo das gravações percebe-se como a transformação foi muito benéfica para as famílias envolvidas. O ato de desapegar também nos ajuda a criar consciência em dar um novo significado para tudo. Vamos nos surpreender com as mudanças feitas pelo programa e o impacto disso na vida dos nossos participantes”, diz Sabrina.

Falta de espaço de convivência, muitas lembranças do passado e a vontade de fazer mudanças no estilo de vida são alguns dos motivos que levam as famílias a serem convidadas para fazer parte do programa.

Após uma primeira visita para conhecer onde os participantes moram, Sabrina faz a proposta de se desfazerem de, no mínimo, 30% dos itens para que uma nova vida possa recomeçar ali. Na sequência, a casa é esvaziada, e todos os objetos que fazem parte de suas vidas, incluindo os móveis, são colocados em um galpão.

Na tarefa de selecionar o que faz sentido continuar a fazer parte de sua trajetória, as famílias contam com a ajuda de Micaela Góes, a mestre da organização. Com ela, eles decidem também para onde irão redirecionar os itens que não serão mais utilizados.

“O Desapegue Se For Capaz é um programa que gera reflexão sobre o que consumimos e nossa relação com o apego. Ver nossa casa verticalizada num galpão e tomar ciência de quantas coisas desnecessárias nós carregamos e juntamos ao longo da vida. Desapegar é dar importância ao que tem importância e libertar-se daquilo que não nos importa, é tornar-se livre e leve!”, comenta Micaela.

Já Gabriela de Matos é encarregada de encontrar soluções para transformar os ambientes da casa mais problemáticos em locais de convivência mais agradáveis.

No programa, a arquiteta pensa em ações desde a troca de um móvel ou a pintura de um quarto, até a repaginação total de um cômodo, sempre de modo a atender as necessidades daquela família.

“Minha expectativa é que o programa mostre que ótimas coisas podem acontecer quando você se abre para o novo! E que assim ele inspire muitas outras pessoas a se desapegarem do que não lhes cabe mais, seja doando ou repensando novas formas de utilizar algo que estava esquecido“, diz Gabriela.

No final dos episódios, os participantes visitam a casa renovada, que apresenta espaço suficiente para as famílias se reinventarem com novas possibilidades de interação, estilo de vida e futuro.

Desapegue Se For Capaz é uma produção da Formata, com direção de Karina Di Cunto e Carlo Milani. A atração, que será exibida a partir de 6 de maio, às sextas-feiras, às 21h45, também estará disponível no Globoplay + Canais a partir do dia 7 de maio.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Reuber DiirrReuber Diirr
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!