Novela rejeitada de Benedito Ruy Barbosa é transformada em filme; conheça a trama

Novela rejeitada de Benedito Ruy Barbosa é transformada em filme; conheça a trama
Benedito Ruy Barbosa vai transformar novela em filme

Recusada pelo departamento de teledramaturgia diária da Globo, “E Se Ele Voltar?”, sinopse de Benedito Ruy Barbosa, será transformada em filme. O longa já está em pré-produção e mobiliza Edilene Barbosa e Marcos Barbosa de Bernardo, filha e neto do veterano autor.

Os três foram responsáveis por “Meu Pedacinho de Chão”, exibida às 18h em 2014, com lançamento em DVD previsto para breve. “E Se Ele Voltar?” terá roteiro de Marcos; Edilene responde pela produção. O enredo que causou controvérsias na Globo inclui citações ao médico nazista Josef Mengele. Não se sabe ainda se a referência será mantida na versão cinematográfica.

Benedito resumiu a trama em entrevista ao jornalista Maurício Stycer, do “UOL”, em setembro: “É uma história que escrevi para as 18h, sobre dois estudantes de medicina, que têm sonhos. Um deles fala, brincando, em pegar o Santo Sudário, que tem o sangue de Cristo, e fazer o exame do DNA. A novela começa com esta brincadeira, e também cheia de amor e romance. Mas, de repente, eles já médicos, cirurgiões, encontram uma caixinha numa praia. Eu mostro o (médico nazista Josef) Mengele morrendo (em Bertioga) e mostro uma caiçara na praia, que encontra a caixa bem fechada, devolvida pelo mar. Quando estes médicos conseguem abrir esta caixa, eles encontram um pequeno pedaço do Santo Sudário. Ele consegue o DNA, acha que conseguiu o DNA de Cristo”.

A rejeição da sinopse foi motivo de desentendimento entre Benedito Ruy Barbosa e Silvio de Abreu, atual responsável pelo departamento de teledramaturgia diária da Globo. Na mesma entrevista a Stycer, Benedito comentou sobre o colega de profissão: “Não vejo nele condições para ler uma sinopse e decidir se a novela vai ou não para o ar”. O desacerto teria implicado no veto de Benedito a Silvio, impedido de opinar nos rumos de “Velho Chico”, escrita por Ruy Barbosa, quando a novela enfrentou problemas de audiência.

Benedito Ruy Barbosa toca em paralelo ao projeto do filme a sinopse da novela das sete “O Último Beijo”, também escrita em parceria com Marcos Barbosa de Bernardo. Por sua vez, a filha Edmara Barbosa desenvolve “O Arroz de Palma”, adaptação da obra de Francisco Azevedo, para a faixa das seis, com seu filho Bruno Barbosa Luperi, responsável pela condução de “Velho Chico”. As irmãs Edmara e Edilene foram parceiras nos remakes de “Cabocla”, “Sinhá Moça” e “Paraíso”, quando se desentenderam e passaram a trabalhar separadas em projetos do pai.

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

WordPress Lightbox